CSC-MG desenvolve projeto sobre os benefícios de brincar

Postado por admin

Com o intuito desenvolver a autonomia e a sociabilidade das crianças e de estimular o sistema cognitivo e motor por meio de brincadeiras, as psicólogas do Colégio Santa Catarina (MG) Anna Paula Gomes e Fernanda Pedroso, iniciaram o projeto “Brincar como experiência de aprendizagem” que, a princípio, será desenvolvido com crianças, pais e professoras do Maternal.

O objetivo do projeto é criar um ambiente propício onde as crianças serão estimuladas a desenvolver a sensorialidade e a corporeidade através do brincar. “Estimular a imaginação, a curiosidade em explorar o ambiente, a espontaneidade, o espaço, a iniciativa. Incentivar a expressão das vivências. Perceber os aspectos infantis que necessitariam da atenção dos professores. Esses são alguns dos nossos desejos com esse trabalho”, explica Anna Paula.

Os primeiros passos já foram dados. Em sala de aula, as psicólogas cantaram e contaram história com as crianças. “Nesse momento da partilha sobre a história, nós convidamos as crianças a brincarem no parquinho. Vamos todos em fila, de mãos dadas, cantando a música Cordão Dourado”, relata Fernanda. Chegando ao já conhecido parquinho, as crianças são surpreendidas com vários outros novos brinquedos espalhados pelo local. “Tivemos um momento para as crianças brincarem livremente e descobrir esses novos objetos. O interessante foi perceber como elas se encantaram com coisas simples, como os tecidos que colocamos. Ou seja, a criança necessita de brincar, e coisas simples chamam atenção. Não podemos deixar que a tecnologia em excesso tome esse lugar”, afirma Fernanda.

O projeto terá andamento, agora, com um encontro com os pais, previsto para a próxima semana, e, também, uma capacitação com o corpo docente do Maternal. “Nós queremos propiciar às famílias um momento de descontração e espontaneidade, onde os pais possam acessar sua memória infantil e partilhar as experiências vividas. Já com as professoras, queremos estimular uma reflexão sobre o ato de brincar. É um projeto feito com muito carinho, muito bem amarrado e esperamos que gere muitos bons frutos”, comemora Anna Paula.

2019.03.26



Sem Comentários

150 Visualizações

Deixe um comentário :