CSC-MG comemora aprovações nos vestibulares 2018

Postado por admin

O Colégio Santa Catarina (MG) recebeu no dia 09/02 os estudantes que concluíram o Ensino Médio na instituição em 2017. A iniciativa é praxe na escola e uma forma de os jovens matarem a saudade dos ex-professores e, aqueles aprovados no vestibular, poderem ser parabenizados pessoalmente. Com a divulgação do resultado do Programa De Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e a primeira chamada do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), já foi possível fazer um balanço preliminar de aprovação e mais de 70% dos 163 alunos conseguiram a tão sonhada vaga no ensino superior. Esse percentual ainda pode aumentar, tão logo ocorram novas classificações nas universidades.

Por enquanto, 18 alunos foram aprovados em Medicina e 21 em Direito. Doze estudantes foram aprovados em primeiro lugar e nove na segunda colocação. Além da UFJF, onde os jovens podem ingressar via Pism ou Enem, o Colégio garantiu aprovações nas universidades públicas de Viçosa (UFV), Minas Gerais (UFMG), São João Del Rei (UFSJ), Lavras (UFLA), Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Uberlândia (UFU), Santa Maria (UFSM) e Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFET), além das instituições particulares: CES, PUC Minas, Suprema, Vianna Júnior e Unipac. Clique aqui e confira a lista preliminar dos aprovados.

Para a supervisora do Ensino Médio, Mariangela de Lacerda Guedes, esse resultado é fruto de um trabalho de base. “Temos pouquíssimos estudantes novatos no terceiro ano. Até porque os alunos não têm saído, têm fidelizado a escola até o fim do Ensino Médio, têm acreditado no nosso trabalho. Então, quase não sobram vagas para recebermos novatos. Portanto, nossas turmas de Ensino Médio, na grande maioria, são alunos que vem sendo acompanhados desde o início da vida escolar. Existe uma diferença no trabalho que a escola faz, como um todo: a formação do aluno, o caráter e principalmente a disciplina, que é nosso diferencial, o respeito mútuo entre aluno e professor. Aqui, no Ensino Médio nós aumentamos a cobrança, mas o bom desempenho que nós temos alcançado ao longo dos anos é resultado de um trabalho de base que começa lá na Educação Infantil, com certeza”, afirma.

Além de enaltecer o empenho e dedicação aos estudos dos alunos, cujo mérito é indiscutível, Mariangela faz questão de destacar também o percentual de cada professor nessa conquista: “Grandes vitórias são o resultado das pequenas conquistas diárias, do trabalho, do envolvimento, do espírito tenaz e obstinado. Parabéns ao nosso corpo docente, pois os seus esforços são o alimento para a conquista tão almejada de nossos alunos”.

Confira depoimentos dos novos universitários:

Gabriel Rodrigues Toledo (1º lugar Eng. Computacional UFJF): “Estudei aqui desde o segundo período, fiz praticamente toda a minha vida escolar aqui. Por isso o Colégio tem muita participação nessa conquista, pois sempre tive muito apoio dos professores. E vou levar todos os ensinamentos do Colégio e as boas lembranças para a minha vida profissional. Estou muito feliz com o primeiro lugar. É uma sensação de que valeu a pena todo o esforço”.

Igor Jacomedes de Oliveira (Medicina UFJF): “Eu nunca estudei em outro Colégio, então não tenho parâmetros para fazer um comparativo, mas os dados do Enem mostram que o CSC é o melhor colégio de Juiz de Fora, ou seja, eu passei em Medicina, claro que tem a minha parte nessa conquista, mas acho que o Colégio também tem uma parcela fundamental. Uma coisa que eu valorizo no Santa Catarina é que ele nos cria para a vida, passa valores e ensinamentos que vamos levar para o resto da vida. Eu saio daqui hoje aprovado no Vestibular, mas formado também enquanto pessoa”.

Rafael Batitucci (Medicina UFJF): “Estudo aqui desde o primeiro período. Devo ao colégio toda a minha formação, não só acadêmica, mas também como pessoa, toda a base, valores que o Colégio nos deu, é o mais importante que vamos levar para a vida. Sei que muita gente reclama que o Colégio é rígido, mas tem que cobrar mesmo, pois o resultado vem. Uma das coisas que mais sou grato na vida é meus pais terem me colocado para estudar aqui”.

Julia Bellei (1º lugar Letras UFJF): “Fiquei muito feliz com o primeiro lugar, porque fazer Letras é uma coisa que sempre quis. Eu sempre gostei de dar aula para minhas bonecas, mas muita gente menospreza a profissão de professor. Ao longo da minha caminhada, eu vi que Letras abre um leque muito grande de possibilidades de atuação profissional. Eu tenho muito amor pelo Santa Catarina e seria um sonho um dia voltar aqui como professora. O Colégio sempre me acolheu e me mostrou o que eu tinha que fazer para alcançar meu objetivo. Eu sou grata não só pelo acolhimento da escola, mas pelos professores, que são maravilhosos”.

Lívia Costa dos Reis (Educação Física UFJF e UFSJ): “Estudo no CSC desde a primeira série e o Colégio foi fundamental para eu entrar na universidade. Ele me formou como estudante e como ser humano. Aqui sempre teve muita tradição, toda a minha família estudou aqui e uma das coisas que a gente sempre destaca é a dedicação com o humano, com o estudante e com o cidadão”.

Laís Amaral Adler Rodrigues (Medicina UFJF/GV): “Não fiz cursinho fora, eu acreditei no estudo oferecido aqui, a preparação e dedicação dos professores. Quem cresce aqui no Santa Catarina cresce acostumado a uma rotina de estudo que facilita muito nossa vida no Ensino Médio. Eu amo esse Colégio, como se fosse minha segunda casa e vou levá-lo para sempre no coração”.

Maura Furtado Barbosa Felipe (Medicina UFJF): “Estudei no Colégio Santa Catarina quando criança, depois voltei para minha cidade e retornei para o Santa Catarina no Ensino Médio. Fiz questão de voltar para o Colégio porque sempre achei todos aqui muito acolhedores, além de ser o colégio com o melhor ensino”.

2018.02.19



Sem Comentários

940 Visualizações

Deixe um comentário :