CSC-MG abre temporada de Orientação Vocacional e profissional para alunos

Postado por admin

Com o propósito de orientar o aluno para a sua escolha profissional, a equipe do Trabalho de Orientação Vocacional e Profissional do Colégio Santa Catarina (MG) iniciou, no último dia 15, encontros com alunos do 3º ano do Ensino Médio. Reunidos no contraturno escolar, os estudantes participaram de uma proveitosa roda de conversa, que teve música de relaxamento, oração, reflexão, bem como, momentos de esclarecimentos e troca de experiências.

A equipe que realiza os trabalhos conta com a supervisora do Ensino Médio, Mariangela Lacerda, as psicólogas Anna Paula Gomes e Fernanda Pedroso, o professor de Ensino Religioso Ruy Figueiredo Neves e a agente de pastoral Grace Braga. Após o momento inicial de relaxamento e reflexão, as psicólogas falaram sobre o objetivo primordial do trabalho, que é o projeto de vida dos jovens. “O que os pais desejam para vocês, com certeza, é relevante, porém, mais importante do que isso, é o que vocês querem para si e nem sempre os desejos coincidem, infelizmente”, afirmou Fernanda.

As educadoras explicaram que esse é o momento em que os jovens constroem o projeto de vida deles. “O que a gente deseja é que, nesses encontros que iremos estabelecer juntos, possamos traçar um projeto de uma construção, alguma planta que vocês possam falar: é por aqui que quero trilhar. Este ano, nosso trabalho de orientação traz uma característica especial que é trazer algumas reflexões além da escolha acadêmica. Ou seja, a escolha profissional tem a ver com um projeto de vida maior e é isso que pretendemos alcançar nos nossos encontros com vocês”, explicou a psicóloga.

Segundo Anna Paula, o trabalho de Orientação Vocacional e Profissional tem a ver com ampliar o conhecimento do jovem sobre si e sobre o outro, além do conhecimento mais aprofundado das profissões. “Então, teremos mais cinco encontros ao longo do ano, onde faremos reflexões na sala de aula e também iremos com eles visitar a universidade. Ainda está previsto um encontro com a família dos jovens, para refletirmos sobre esse importante processo de escolha logo após o terceiro ano. É um momento muito especial, onde estamos construindo um projeto de vida e é fundamental que a escola esteja participando desse momento com nossos alunos”, finaliza.

Fotos do encontro:

2019.03.26



Sem Comentários

140 Visualizações

Deixe um comentário :