CSC-JF tem sistema capaz de captar e armazenar 30 mil litros de água da chuva

Postado por admin

Em todo o mundo, o mês de março é dedicado a atividades, celebrações e reflexões sobre o uso sustentável e racional da água. E, este ano, com a Campanha da Fraternidade lançada na quarta-feira de Cinzas, cujo tema chama a atenção para a preservação dos biomas brasileiros, este bem natural, essencial para a vida no planeta, fica ainda mais em evidência.

Já que a palavra de ordem é sustentabilidade, o Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora (MG) tomou providências para incentivar a mudança de velhos hábitos e reforçar a importância do consumo consciente. Desde 2015, a Instituição conta com um sistema que capta a água pluvial, com capacidade para armazenar até 30 mil litros. A água coletada é utilizada na descarga dos banheiros, na irrigação da horta e jardins e na lavação dos pátios do colégio, gerando uma economia de 6,5% na conta de água.

A iniciativa faz parte de um grande projeto de Sustentabilidade do Colégio, envolvendo funcionários e alunos em diversas ações que buscam conscientizar crianças e jovens quanto ao uso da água, sobre coleta seletiva, reciclagem e outros assuntos.

Creche Monteiro Lobato

O mesmo ocorre na Creche Monteiro Lobato, administrada pelo CSC-JF. Lá, de forma bem mais simples e em menor escala, também é feita a captação da água pluvial, utilizada para regar a horta e os jardins, bem como na limpeza externa da unidade. O sistema foi implantado em meados de 2014, com um investimento inferior a R$ 300,00.

2017.03.17



Sem Comentários

378 Visualizações

Deixe um comentário :