CSC inaugura arquivo histórico no dia de Santa Catarina

Postado por admin

Em novembro, o Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora inaugurou, na Biblioteca Central, um arquivo histórico com parte de sua trajetória. Uma cerimônia simples foi realizada com a presença de colaboradores de diversas áreas e das Irmãs Ernestina (diretora geral do colégio), Estefânia e Júlia. Juntos, todos cantaram o Hino de Louvor a Santa Catarina e outra canção que conta os cem anos da chegada das Irmãs de Santa Catarina ao Brasil.

“Este é um momento histórico para a comunidade catarinense. Os nossos documentos estavam espalhados por vários setores, na secretaria, na educação física, no administrativo, e quando precisávamos de algo para fazer uma pesquisa, ficava difícil localizar onde estava tal documento. Então, agradeço aos colaboradores aqui da Biblioteca por organizar esse arquivo histórico trazendo todos os documentos para cá. Foi um trabalho muito bonito que durou quase um ano” destacou a diretora geral.

“Feliz o povo, a família e a instituição que faz memória de sua história, que guarda com carinho o seu passado. Porque quem despreza o passado, não entende o presente e não vislumbra o futuro. Daí a célebre frase: ‘A história é a mestra da vida”. A história nos ensina muito, nos ensina esse jogo maravilhoso de causas e consequências. É nesse sentido que, com muito carinho, nós apresentamos à comunidade catarinense um pouco da nossa história”, concluiu Irmã Ernestina.

Finalizando, a coordenadora geral do CSC, Izabel Loures, falou em nome da equipe pedagógica: “Queremos agradecer às Irmãs por nos permitir colaborar e construir um pouco dessa historia. E pretendemos continuar ainda por muito tempo, preparando pessoas para continuarem essa obra tão maravilhosa”.

O arquivo histórico pode ser consultado por qualquer colaborador ou aluno, no horário de funcionamento da Biblioteca. Nele, constam matérias de jornal, revistas e informativos, prêmios, títulos e certificados conquistados pelo colégio e tudo referente a projetos desenvolvidos na ou pela instituição, dados sobre patrimônio, construção e obras realizadas no colégio, além de informações sobre a Creche Monteiro Lobato, a Obra Social-JF e o Ambulatório da Glória.

2015.01.07



Sem Comentários

514 Visualizações

Deixe um comentário :