Crianças têm atendimento escolar no HNSC

Postado por admin

O Atendimento Escolar Hospitalar surgiu da parceria entre o Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) com a Fundação Municipal de Educação (FME). Este projeto pedagógico tem como objetivo o desenvolvimento cognitivo, intelectual e afetivo das crianças e adolescentes da escola básica que estão internados.

As aulas são ministradas por uma professora da rede estadual, de segunda a sexta, no período matutino, e outra da rede municipal, no período vespertino, em horário normal de aula. O conteúdo das aulas compreende a abordagem pedagógica realizada em sala de aula. De acordo com a assessora pedagógica de Educação Especial da FME, Valquíria Corrêa Búrigo, o atendimento é de grande importância para a criança hospitalizada.

“Para as professoras que as atendem, o trabalho, além de importante, assume um caráter gratificante, pois se percebe a ansiedade com que estas aulas são esperadas a cada dia. Para a criança, o atendimento significa momentos de descontração e alívio por estar “preso” em um quarto que é tão impessoal”, opina Valquíria.

Dependendo da enfermidade e do tempo de internação, a professora do hospital entra em contato com a escola para um melhor aprimoramento do conteúdo abordado. Dessa forma, as atividades, que geralmente ocorrem em sala, podem também ser ministradas em leito, adaptando-se às condições médicas de cada criança. O atendimento às crianças da educação infantil e das que ficam por curtos períodos fundamenta-se em uma proposta lúdico-pedagógica e recreativa.

De fevereiro a maio do ano passado, foram atendidas 120 crianças no período vespertino, totalizando uma média de 332 atendimentos.

2018.04.17



Sem Comentários

208 Visualizações

Deixe um comentário :