CRI Norte participa da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa

Postado por admin

O CRI Norte (SP) participou, no início de maio, da V Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa organizada pela Coordenação de Políticas para Pessoas Idosas da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania e Grande Conselho Municipal do Idoso. O tema dessa conferência foi “Os desafios de Envelhecer no Século XXI e o Papel das Políticas Públicas”, organizado em quatro eixos para o desdobramento do trabalho: I – Direitos fundamentais na construção/ efetivação das políticas públicas: saúde, assistência social, previdência, moradia, transporte, cultura, esporte e lazer; II – Educação: assegurando direitos e emancipação humana; III – Enfrentamento da violação dos direitos humanos da pessoa idosa e IV – Os conselhos de direitos: seu papel na efetivação de controle social na geração e implementação de políticas públicas.

Por meio de convite da comissão organizadora, o CRI Norte participou ativamente na coordenação do eixo II com Diego Miguel – gestor do Centro de Convivência e Comunicação e facilitadora Tamara Petroni – líder do Serviço de Atendimento ao Usuário e como facilitadora do eixo IV a Andreia Magalhães – gestora do Serviço Social. Além de delegados representantes de trabalhadores na área da gerontologia, também participaram o Sr. José Carlos Pereira dos Anjos e a Sra. Nadia Reche Pretel, representando as pessoas idosas na Zona Norte de São Paulo.

O CRI Norte têm participado ativamente das conferências dos direitos da pessoa idosa nos últimos anos, considerando a importância desse espaço de participação social, que é democrática e que faz valer a premissa que forma sua identidade organizacional “contribui na construção e fortalecimento das políticas públicas voltadas ao envelhecimento populacional”. Vale reforçar que Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) instituiu a Campanha da Fraternidade (CF) 2019 com o tema “Fraternidade e Políticas Públicas” e o lema “Serás libertado pelo direito e pela justiça” (Is 1,27), reforçando a importância da nossa participação política para atender os grupos socialmente marginalizados.

2019.05.28



Sem Comentários

82 Visualizações

Deixe um comentário :