CRI Norte participa da 2ª Virada da Maturidade

Postado por admin

Entre os dias 13 e 18 de setembro aconteceu a 2ª Virada da Maturidade, um grande evento que disponibilizou centenas de atividades protagonizadas por idosos em toda a cidade de São Paulo, com o objetivo de desmistificar a velhice e valorizar o potencial proveniente da experiência e sabedoria na maturidade.

A abertura da Virada da Maturidade aconteceu no dia 13 de setembro no Museu Brasileiro da Escultura (MUBE) com palestra do Dr. Wilson Jacob Filho (chefe da geriatria do Hospital das Clínicas) sobre o Protagonismo do Idoso. Na palestra que realizou no evento, o gestor do Centro de Convivência e Comunicação do Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (SP), Diego Felix Miguel, propôs uma reflexão sobre processos artísticos em grupos de idosos e sua relação com o envelhecimento ativo. A apresentação final ficou por conta de Cristiane Pomeranz e Juliana Naso, idealizadoras do “Projeto Faça Memórias”.

A programação foi destinada a todos públicos, com destaque para o Sarau Cultural Espanhol que aconteceu no CRI Norte, sob a condução do colaborador Cidiclei Ferreira Magalhães e do voluntário Hugo Oscar. O evento contou com um repertório vasto da cultura hispânica, incluindo poesia, teatro, dança, música e até a degustação de comida típica.

No dia 17 de setembro, o Teatro FECAP foi palco para uma grande celebração ao protagonismo do idoso. Com mais de 10 apresentações artísticas de diversos serviços voltados à esse público, a Mostra de Talentos emocionou todos os presentes. Vale destacar a participação dos voluntários do Centro de Convivência, dos professores de Dança de Salão, Oswaldo e Cledi e do casal que participa de inúmeras atividades na Casa, Mario e Nelly, que apresentaram dois números de dança cada um e foram ovacionados pela plateia.

Uma ação da Revista Aptare/Dínamo Editora chamada “Você é o Repórter”, reuniu idosos em um workshop para treinar jornalistas com mais de 50 anos (50+), onde os mesmos aprenderam fundamentos de jornalismo e técnicas de reportagem. Após passar por este treinamento, os idosos receberam a missão de cobrir jornalisticamente, por meio de textos e fotos, as atividades por toda cidade de São Paulo. Cinco idosos do CRI Norte fizeram parte da equipe de jornalistas 50+ para a Virada da Maturidade. Os repórteres cidadãos se organizaram para cobrir as mais de 200 atividades da Virada, espalhadas por diferentes pontos da cidade.

A Virada da Maturidade é um evento anual e, desde sua idealização, o CRI Norte está presente incentivando e contribuindo para a realização desse projeto, que hoje já faz parte do calendário da capital.

2016.09.26



Sem Comentários

489 Visualizações

Deixe um comentário :