Cresce a procura por Ensino Integral

Postado por admin

Dados de 2014 do Censo Escolar da Educação Básica, divulgados em fevereiro, revelam que as matrículas em educação integral apresentaram crescimento de mais de 40% nos últimos cinco anos, tendo passado de 3,1 milhões para 4,4 milhões.

A jornada estendida – sete horas ou mais – abarca hoje pouco mais de 2% e 12% dos alunos de escolas privadas e públicas, respectivamente. No Colégio Santa Catarina de São Paulo, a modalidade funciona das 7h às 18h30 e atende 67 alunos do ensino infantil ao ensino fundamental I. Entre as atividades oferecidas estão: musicalização, artes plásticas e participação ativa dos pais para promover adaptação ao ensino integral, modalidade que vem conquistando a simpatia das famílias.

Adriana Serra Pereira Novaes, Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil do Colégio Santa Catarina, alerta que estar atento à escolha da escola e ao método de ensino aplicado é tão importante quanto dedicar-se ao período de adaptação. Justamente pensando nisso, o Colégio desenvolveu um projeto diferenciado para estimular a interação dos alunos.  Esse projeto oferece atendimento individualizado por parte dos professores e outros membros da equipe pedagógica.

A adaptação oferece ainda atividades recreativas, brincadeiras de roda, kits de faz-de-conta, brinquedos de montar, além de contação de história. Enquanto isso, os pais são convidados a participar de rodas de conversas com profissionais convidados das áreas da psicopedagogia e fonoaudiologia, que tratam de questões relacionadas à socialização da criança e ao processo de desenvolvimento da fala. “A participação dos pais é estimulada para que eles possam vivenciar o prazer que seus filhos sentirão em estar na escola e, aos poucos, consigam se sentir seguros da opção pelo colégio e pela proposta pedagógica”, encerra Adriana.

2015.04.02



Sem Comentários

360 Visualizações

Deixe um comentário :