Postado por admin
Dados de 2014 do Censo Escolar da Educação Básica, divulgados em fevereiro, revelam que as matrículas em educação integral apresentaram crescimento de mais de 40% nos últimos cinco anos, tendo passado de 3,1 milhões para 4,4 milhões.
A jornada estendida – sete horas ou mais – abarca hoje pouco mais de 2% e 12% dos alunos de escolas privadas e públicas, respectivamente. No Colégio Santa Catarina de São Paulo, a modalidade funciona das 7h às 18h30 e atende 67 alunos do ensino infantil ao ensino fundamental I. Entre as atividades oferecidas estão: musicalização, artes plásticas e participação ativa dos pais para promover adaptação ao ensino integral, modalidade que vem conquistando a simpatia das famílias.
Adriana Serra Pereira Novaes, Coordenadora Pedagógica de Educação Infantil do Colégio Santa Catarina, alerta que estar atento à escolha da escola e ao método de ensino aplicado é tão importante quanto dedicar-se ao período de adaptação. Justamente pensando nisso, o Colégio desenvolveu um projeto diferenciado para estimular a interação dos alunos. Esse projeto oferece atendimento individualizado por parte dos professores e outros membros da equipe pedagógica.
A adaptação oferece ainda atividades recreativas, brincadeiras de roda, kits de faz-de-conta, brinquedos de montar, além de contação de história. Enquanto isso, os pais são convidados a participar de rodas de conversas com profissionais convidados das áreas da psicopedagogia e fonoaudiologia, que tratam de questões relacionadas à socialização da criança e ao processo de desenvolvimento da fala. “A participação dos pais é estimulada para que eles possam vivenciar o prazer que seus filhos sentirão em estar na escola e, aos poucos, consigam se sentir seguros da opção pelo colégio e pela proposta pedagógica”, encerra Adriana.
2015.04.02
716 Visualizações