Creche Sagrada Família inaugura biblioteca

Postado por admin

A comunidade do Jardim Saúde, na Zona Sul de São Paulo, já pode comemorar. Em setembro, foi inaugurada oficialmente na Creche Sagrada Família a Biblioteca Doce Leitura, um espaço que beneficiará não apenas os alunos atendidos no local, mas também toda a população do entorno, incluindo ex-alunos, familiares, estudantes de outras instituições, entre outros públicos.

Idealizado pela diretoria da Creche em 2010, o projeto passou anos buscando o apoio de parceiros que pudessem investir recursos a fim de transformar a iniciativa em realidade. Neste processo, a área de Sustentabilidade da ACSC levou a proposta ao Instituto 3M, braço filantrópico de uma das mais importantes multinacionais do mundo, que reconheceu sua importância e abraçou a causa, proporcionando aos moradores de todo o bairro o acesso a um espaço que favorece o contato com o universo do saber e da cultura.

“Este projeto, após alguns anos de espera e expectativa, sairá finalmente de uma intenção para uma ação concreta que vai impactar na vida de muitas famílias e tenho certeza de que melhorará a relação com a comunidade, bem como será um espaço para despertar o interesse pela leitura, saber e propagação da história e valores da Associação Congregação de Santa Catarina”, declara Antônio Azevedo, diretor de Filantropia da ACSC.

Segundo Juliana Altieri, diretora da Creche Sagrada Família, embora o funcionamento de biblioteca esteja ainda muito no começo, já se pode notar que os objetivos do projeto estão sendo plenamente alcançados, uma vez que se tem observado um interesse cada vez maior das crianças pelas atividades realizadas no espaço. Além disso, o feedback sobre o impacto da iniciativa não só na vida dos alunos, mas também dos pais, já são muito positivos.

“Nós sabemos que muitos pais não têm interesse pelo hábito da leitura e, com isso, deixam de estimular as crianças nesse sentido. Com este projeto, fazemos o caminho oposto: as crianças é que estimulam os pais a criar o hábito de ler. Toda sexta-feira, os alunos levam um livro para casa e são estimulados a chamar seus familiares a contar essas histórias para eles no final de semana. Criamos com isso um momento novo para essas famílias. Os pais têm adorado e elogiado bastante a proposta”, conta Juliana.

Ainda segundo a diretora, atualmente o espaço está sendo utilizado apenas pelas 90 crianças atendidas pela Creche, do Maternal I ao Jardim III. Porém, em breve, toda a comunidade também poderá ter acesso aos serviços da biblioteca. “Todos os dias há alguma atividade programada para os alunos, como teatro de fantoches, contação de histórias, roda de leitura, entre outras. Já estamos comunicando os pais e também os ex-alunos de que em algumas semanas o espaço será aberto a todos. Vale pontuar que muitos ex-alunos, quando precisam deixar a Creche para ir para o Ensino Fundamental, se ressentem de nos deixar, por gostarem de frequentar a nossa Casa. Com isso, poderemos acolhê-los novamente”, comemora a diretora.

Para o diretor de Filantropia da ACSC, este caráter de acolhimento do projeto está totalmente alinhado à missão da instituição. “Madre Regina Protmann, na profundidade do seu lema, ‘Como Deus Quer’, nos inspira a caminhar ao encontro dos ensinamentos de Cristo Jesus e acolher com dignidade e respeito todos os seres humanos que trabalham, estudam ou contribuem com a história da entidade”, lembra Antônio Azevedo.

Vale ressaltar que o acesso à comunidade na biblioteca será aberto sempre no período da tarde. A parte da manhã permanecerá reservada à programação dos alunos.

O acervo da Biblioteca Doce Leitura é composto por 1.050 títulos, entre livros novos e antigos, comprados e doados, sendo a maior parte publicações com histórias, contos e fábulas infantis. Há também TV e DVD para sessões de cinema, teatro de fantoches e dedoches, brinquedos educativos, entre outros recursos.

Destaques da inauguração

Irmãs Penha e Lúcia juntas com a diretora Juliana

A inauguração do novo espaço da Creche Sagrada Família contou com muitos momentos especiais. Depois da abertura da cerimônia, feita pela diretora Juliana Altieri, os presentes se emocionaram com apresentações de canto e dança dos alunos das turmas Maternal I e Jardim II.

Além disso, as irmãs Penha e Lúcia promoveram um momento de espiritualidade, levando todos a refletir sobre a influência do legado de Madre Regina Protmann em mais essa conquista da ACSC.

“Uma das grandes preocupações de Madre Regina foi ensinar as crianças a ler e escrever. Nossas ações podem ajudar essas crianças a terem uma nova sociedade, a pensar de forma diferente, pois elas serão no futuro aquilo que ensinarmos a elas”, disse irmã Penha.

Mais sobre a Biblioteca Doce Leitura

A Biblioteca Doce Leitura atenderá alunos, ex-alunos além de permitir o acesso aos familiares e munícipes das comunidades do Jardim Saúde, Dom Macário, Boqueirão e Eugênio Falk.

A Creche Sagrada Família fica localizada na Rua Juvenal Galeno, 585 – Jd. da Saúde – São Paulo.

Uma realização da Associação Congregação de Santa Catarina, esta iniciativa se torna possível através da parceria firmada com o Instituto 3M e o apoio do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FUMCAD), do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e da Prefeitura de São Paulo.

2013.10.21



Sem Comentários

639 Visualizações

Deixe um comentário :