Creche Monteiro Lobato troca recicláveis por material de limpeza

Postado por admin

Para dar continuidade ao projeto de sustentabilidade, a Creche Monteiro Lobato está trocando o óleo de cozinha usado que arrecada com a comunidade por material de limpeza. A parceria foi firmada com a empresa Garra, que recolhe o produto descartado em troca de detergente e sabão em pó. Além de contribuir com o meio ambiente, a creche terá uma economia de aproximadamente R$ 500 por ano.

Sempre que é atingida a marca de 50 litros de óleo, um funcionário da Garra vai até a creche buscar o material e deixa os produtos de limpeza. Em menos de dois meses, já foram feitas duas trocas. Com isso, a creche já deixou de comprar 48 litros de detergente e 12 quilos de sabão em pó. “Aqui na creche a gente quase não utiliza óleo na cozinha. O que a gente junta é mesmo de doação dos pais. Tem uma mãe que trabalha em restaurante e que nos ajuda bastante a juntar o óleo”, afirma a assistente pedagógica Nathalia Maria.

O projeto de sustentabilidade da Creche Monteiro Lobato inclui, ainda, a arrecadação de latinhas de refrigerante e garrafas Pet – que são utilizadas na fabricação de pufs e brinquedos para as crianças. Além disso, a instituição adota medidas para captar água da chuva e diminuir o descarte de lixo orgânico, através da técnica de compostagem. Tudo é revertido em benefício para as crianças atendidas na creche. “Já fizemos vários eventos com a presença dos pais, em que nós mostramos algumas sugestões de brinquedos, de forma que eles possam fazer isso em casa também. E, no dia a dia, nós desenvolvemos muitas atividades com a ajuda das crianças para que, aos poucos, elas comecem a entender a importância de se reciclar”, explicou Nathalia.

O óleo de fritura, uma vez descartado na natureza em solo ou curso d’água, causa danos irreparáveis ao meio ambiente. Cada litro de óleo que chega aos rios contamina cerca de um milhão de litros de água. Isto representa a quantidade de água que uma pessoa consome durante 14 anos.

2015.01.07



Sem Comentários

449 Visualizações

Deixe um comentário :