“ConViver” promove cidadania e estimula boa convivência entre alunos do CSC-JF

Postado por admin

Com o objetivo de formar bons cidadãos, os educadores do Colégio Santa Catarina (JF) idealizaram um projeto muito proveitoso com alunos do 6º e 7º ano do Ensino Fundamental: o “ConViver”, que promove uma reflexão sobre convivência em sociedade.

De acordo com a supervisora pedagógica Giselle Imbelloni, a necessidade de desenvolver esse trabalho surgiu devido a alguns acontecimentos desagradáveis envolvendo alunos do Colégio em ônibus, no entorno da escola, festas, excursões, etc. Daí, o objetivo de levá-los a refletir sobre a regra de ouro da Casa: “Tudo o que vocês desejam que os outros façam a vocês, façam vocês também a eles”.

O ponto de partida, que envolveu o padrinho ou madrinha de turma, foi a leitura em sala de aula de um texto cuja mensagem fala sobre gentileza e respeito ao próximo. Em seguida, os professores instigaram uma reflexão sobre comportamento e uso das palavras mágicas, como, “obrigado”, “por favor”, “desculpa”, “com licença”, entre outras, que foram colocadas no mural de cada sala de aula.

Após o debate, os alunos, divididos em grupos, fizeram uma autoavaliação de seu comportamento e de suas atitudes em diferentes momentos: na escola (em sala, no pátio, no banheiro, na área esportiva), em casa, em locais públicos (seja na rua, no ônibus urbano, em estabelecimentos comerciais, praças, restaurantes, clubes, shopping), na internet, em aniversários ou encontros com amigos e familiares, em conversas com amigos e desconhecidos. Já nas aulas de Educação Religiosa, as professoras aprofundaram o tema, fazendo uma ligação com a regra de ouro do CSC.

Como trabalho prático, foi pedido aos alunos que tivessem uma conversa sobre o assunto em casa, com os pais e/ou familiares e, após reflexão em família, produzissem um texto abordando a conclusão a que chegaram. Valia fazer uma paródia, poema, música, redação e até história em quadrinhos. O resultado foi muito envolvimento e a promessa de que cada um vai se policiar mais, a partir de agora, para ser uma pessoa melhor, mais gentil e preocupada com o próximo.

2016.09.26



Sem Comentários

489 Visualizações

Deixe um comentário :