Conto de fadas ilustra lições de moral no CSC-JF

Postado por admin

Por ser uma das fábulas mais conhecidas pelas crianças em todo o mundo, Chapeuzinho Vermelho já ganhou muitas versões e releituras. Uma delas, “Chapeuzinhos Coloridos” – de autoria de Marcus Aurelius Pimenta e José Roberto Torero, com ilustrações de Marília Pirillo – foi adotada como livro paradidático do segundo semestre para as turmas de 5º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santa Catarina (JF). Nesta obra, os autores, por meio de seis pequenas narrativas, convidam os leitores a inventar sua própria maneira de “ir pela estrada afora”.

O livro está sendo utilizado pelas professoras Graciene Fontes, Renata Guiseline e Rosely Barros em uma espécie de Oficina Literária.

A cada nova aula de Português, as turmas leem e discutem uma história, cada uma com um ‘chapeuzinho de cor diferente’, que traz uma lição de moral também variada. Os capítulos empregam paródias à música que Chapeuzinho Vermelho canta no bosque, enquanto leva doces para a vovó. No caso da Chapeuzinho Verde, por exemplo, a letra é assim: “Pela estrada afora / eu vou bem mesquinha / e pedirei mais grana / para a vovozinha”. Ao cantar as estrofes, as crianças conseguem fixar, ainda mais, a história e identificar o tema central abordado em cada narrativa.

Após a leitura, as professoras abrem um espaço para que os próprios alunos façam a interpretação deles. Assim, além de trabalhar a leitura e a argumentação através de atividades no caderno, relacionadas ao livro, as professoras também propõem a realização de uma dobradura de acordo com a cor da Chapeuzinho estudada, o que tem feito muito sucesso entre a garotada.

2016.10.10



Sem Comentários

801 Visualizações

Deixe um comentário :