Conheça os procedimentos da ACSC durante a pandemia da Covid-19

Postado por admin

Para enfrentarmos a pandemia da maneira mais profissional e humana possível, a ACSC lançou uma série de comunicados que orientam os colaboradores neste momento delicado. Hoje, vamos falar sobre alta de pacientes infectados, cuidados na pós-morte de vítimas de coronavírus e recomendações para atendimento de gestantes.

Até hoje, dia 31 de março, o Brasil tem 159 mortes relacionadas à doença e, pelo menos, 4.579 casos. Em todo o mundo, são 784 mil infectados.

Confira abaixo o que você irá encontrar nos comunicados:

Orientações de alta para pacientes suspeitos e/ou confirmados

Embora uma parte da população, conhecida como grupo de risco, encare a doença com maior gravidade, a grande maioria dos pacientes pode se tratar em casa, mesmo que passe um tempo internado. O momento de alta exige cuidados especiais, a fim de não causar a contaminação de outras pessoas. No documento, confira os cuidados que a ACSC recomenda aos pacientes que estão voltando para casa.

Recomendação para atendimento de gestantes

Gestantes não parecem ser mais susceptíveis à Covid-19, entretanto, pela limitação dos conhecimentos atuais, devem ser consideradas como população de risco. Sabe-se que mulheres grávidas passam por diversas mudanças hormonais durante o primeiro trimestre de gestação e isso pode enfraquecer o sistema imunológico, tornando-as suscetíveis a gripes e resfriados.

No documento, você encontra orientações relacionadas à assistência de pacientes obstétricas, conforme diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde e OMS.

Biossegurança para manuseio de pós morte de pacientes infectados ou suspeitos

O comunicado contém a orientação para profissionais durante o preparo do corpo pós morte, no leito, transporte e destino ao morgue. Os princípios das precauções padrão, contato, gotículas/aerossóis e proteção ocular devem continuar sendo aplicados no manuseio do corpo. Isso ocorre devido ao risco contínuo de transmissão infecciosa por contato, embora seja geralmente menor do que para pacientes ainda vivos.

Para acessar todos os comunicados na íntegra, posicione a câmera do seu celular no QRCode abaixo. Boa leitura!

2020.03.31



Sem Comentários

75 Visualizações

Deixe um comentário :