Conheça o Programa Voluntário da Saúde do HSI

Postado por admin

A presidente do programa de Voluntariado da Saúde do Hospital Santa Isabel (SC), Tarita Jensen, deu uma entrevista ao jornalista Alexandre Pereira, no Programa “Bom Dia Cidade”, da Rádio Clube de Blumenau SC, para falar sobre o projeto que há 30 anos foi criado na Instituição com o objetivo de humanizar e transformar o ambiente hospitalar.

Segundo Tarita, os pacientes internados precisam de atenção, principalmente aqueles que não têm um acompanhante. Os voluntários auxiliam nessa parte, fazendo visitas e distraindo os pacientes com conversas, sendo bons ouvintes. “Não é no sentido de resolver o problema dessas pessoas, mas sim o que eles chamam de escuta amiga. Estão lá para ouvir o que as pessoas têm a falar. Preocupam-se em não deixar a pessoa focar em coisas negativas, sempre conduzem a conversa para coisas positivas”, explica.

Os voluntários têm a livre escolha de horário e dias para as visitas. A equipe também participa de reuniões mensais de capacitação e alinhamento de práticas. “A pessoa assume um compromisso, tem responsabilidades, direitos e deveres, é um trabalho de doação, sem remuneração”, explica Tarita.

O programa abriu novas vagas no dia 3 de março e está subordinado ao Serviço Social do HSI. “Quem mais ganha neste trabalho é o próprio voluntário, porque você cresce como pessoa. Você entra no hospital de um jeito e sai diferente, pois tem contato com aquilo que os seus olhos não alcançam. Aí você olha para a sua vida e se questiona: quais são mesmo os motivos que tenho para reclamar?”.

Para ouvir a entrevista na íntegra, clique aqui.

2016.03.11



Sem Comentários

391 Visualizações

Deixe um comentário :