Conheça a história da Festa de Corpus Christi

Postado por admin

A Festa de Corpus Christi nasceu em um pequeno lugarejo da Itália, no século XIII, como um sinal de unidade ao redor da Eucaristia. A festa do Corpo e do Sangue de Cristo, celebrada nas comunidades, reúne fiéis ao redor de Cristo, Palavra e Pão, no mundo todo.

Na Teologia do Papa Francisco, vemos o claro convite de uma festa que não é solitária. Ele nos convida à uma fé comunitária, de um povo que caminha até a terra prometida, dia após dia, sob os cuidados de Deus que, por primeiro, se dá, como maná, alimento diário para fortalecer a caminhada. Essa Teologia nos traz a dinâmica de um povo que celebra, o amor, numa mesma fé. Esse alimento e essa partilha, anunciam as primícias do sentido eucarístico, atualizados na partilha da Palavra e do Pão, Corpo e Sangue de Cristo, esperança, alegria, e vida em profunda comunhão.

A Festa de Corpus Christi é a celebração do mistério, que se encarna, que causa encantamento, que dá a vida, desperta a alegria, faz a criança brincar, e move todo ser criado a dançar a vida, todos os dias. Uma ciranda que se faz presente na mistagogia, presente no cotidiano, mistério da encarnação de Jesus na história e na hóstia consagrada, pão e vinho, corpo e sangue, sustento e alegria da comunidade junto do Cristo: o Corpus Christi.

Nas procissões, que acontecem todos os anos, segue Jesus, presente na hóstia consagrada, e com Ele, os fiéis se fazem um único corpo, “é o sacramento de muitos que formam um só corpo, o santo povo fiel de Deus”.

Que a unidade do corpo, povo de Deus a caminho, nos faça celebrar, intensamente, essa manifestação do Corpus Christi.

“A Eucaristia recorda-nos, também, que não somos indivíduos, mas um corpo. Tal como o povo no deserto recolhia o maná caído do céu e o partilhava em família (cf. Ex 16), assim também Jesus, Pão do céu, nos convoca para O recebermos: recebê-Lo juntos e partilhá-Lo entre nós. A Eucaristia não é um sacramento «para mim», é o sacramento de muitos que formam um só corpo, o santo povo fiel de Deus.” (Homilia Do Papa Francisco – Praça São João de Latrão – Domingo, 18 de junho de 2017)

2019.06.18



Sem Comentários

114 Visualizações

Deixe um comentário :