Comemoração da Semana do Idoso

Postado por admin

O Estatuto do Idoso, documento que regulamenta os direitos desse crescente segmento da população de modo a assegurar seu pleno exercício da cidadania, foi lançado em 2003, após a polêmica em torno da violência contra idosos, repercutida, na época, em uma novela com grandes índices de audiência. Passados 10 anos, o entendimento atual é de que não basta garantir aos idosos espaços criados especificamente para eles – o que pode, muitas vezes segregá-los – mas sim, favorecer a sua articulação e interação em uma sociedade composta por todas as idades.

Pensando nessa nova perspectiva do envelhecimento com integração e com equidade de direitos, o Centro de Referência do Idoso da Zona Norte (CRI Norte) realizou de 30 de setembro a 04 de outubro, a Semana do Idoso 2013, que foi norteada pelo tema “InterAções do Idoso no Cenário Atual”. O evento marcou as celebrações pelo Dia Internacional do Idoso (comemorado em 1º de outubro), além dos dez anos do Estatuto do Idoso.

A programação contemplou, no dia 30/09, o bate papo “Interações do Idoso no Cenário Atual” sobre serviços que agregam diferentes gerações e que favorecem o aprendizado e as trocas de experiências entre diferentes grupos etários, além do evento “O autocuidado como qualidade de vida”, uma ação focada em autocuidado que oferecerá cabelo, manicure e maquiagem aos participantes.

Missa Especial realizada no Dia Internacional do Idoso

No dia 01/10, a programação começou cedo com uma caminhada em homenagem ao Dia Internacional do Idoso, seguida da participação especial do Bispo Dom Sérgio de Deus Borges que celebrou uma bela Missa em homenagem à data, com participação de Cantos Sagrados e do Coral do CRI norte. Nesta data, também houve um festival de curtas metragens, que aconteceu no auditório do CRI Norte.

No dia 02/10, foi realizado um Workshop de Dança com diferentes estilos e Sarau Especial com apresentações artísticas. Já no dia 03/10, aconteceram oficinas de Informática que trataram de assuntos como: a participação do idoso em redes sociais, a utilização de serviços como nota fiscal paulista, segunda via de boletos, jogos online, entre outros.

No encerramento da semana houve a Tarde Tropical, um evento restrito aos cem voluntários do Centro de Convivência do CRI Norte, que foram homenageados pelo exemplo que dão a todos, no sentido de se manterem, autônomos, independentes e ativos, agindo como idosos que são protagonistas de suas histórias.

2013.10.21



Sem Comentários

484 Visualizações

Deixe um comentário :