Colégio Santa Catarina-SP inaugura sala Maker

Postado por admin

Com objetivo de oferecer um espaço para que os alunos sejam desafiados a colocar a mão na massa para criar, planejar, desenvolver e implementar projetos que possam impactar a comunidade, o Colégio Santa Catarina (SP) inaugurou, em junho, a sala maker. Para marcar o momento, o professor de Matemática Renato Aruta Monteiro e os alunos das 3ªs séries do Ensino Médio desenvolveram um modelo de aula baseado na gamificação com o conceito de Escape Room, em que um grupo de até 15 pessoas usa a inteligência, o raciocínio lógico e muita criatividade em uma sala temática, repleta de enigmas e quebra-cabeças, que devem ser solucionados em 30 minutos. As pistas ficam espalhadas pelo espaço e todas devem ganhar atenção, pois nada está ali à toa – e muitas se cruzam para formar respostas aos enigmas.

Assim, o professor ficou monitorando as equipes que entravam nas salas por meio da visualização das câmeras instaladas na sala, inclusive uma câmera 360º que permitia que ele falasse e interagisse com os alunos. Todos os enigmas propostos estavam ligados de forma intrínseca com a área de Matemática, linkados sempre com alguma outra área do conhecimento, como Biologia, Geografia e Literatura. A proposta era que, de forma lúdica, eles relacionassem seus conhecimentos nessas disciplinas, adquiridos durantes seus anos no colégio, com suas experiências pessoais e trabalho em equipe para escapar da sala.

O resultado foi além do esperado. A interação entre os alunos e o ambiente foi extremamente eficaz e construtiva, firmando assim que os objetivos da atividade – aprendizado por meio de protagonismo discente e diversão – foram cumpridos com excelência.

Confira fotos do novo espaço:

2019.07.02



Sem Comentários

76 Visualizações

Deixe um comentário :