Colégio Santa Catarina (SP) é destaque na capa do jornal Estadão

Postado por admin

O jornal O Estado de S. Paulo​ publicou, na edição de domingo (18), uma matéria sobre o uso pedagógico do Escape Room, proposta utilizada em aulas no Colégio Santa Catarina (SP). O desafio é usar a inteligência, o raciocínio lógico e muita criatividade para desvendar enigmas e quebra-cabeças em 30 minutos, em uma sala temática. As turmas das 3ªs séries do Ensino Médio resolveram problemas nas áreas de Matemática, Biologia, Geografia e Literatura, e aprenderam ainda mais sobre a importância do trabalho em equipe.

A matéria assinada pela jornalista Júlia Marques fala sobre os Escapes Rooms, que já são febre no exterior, e menciona como exemplo a atividade realizada na Sala Maker do CSC. De acordo com o professor Renato Aruta, “o resultado foi além do esperado. A interação entre eles e com o ambiente foi extremamente eficaz e construtiva, firmando assim que os objetivos da atividade – aprendizado por meio de protagonismo discente e diversão”.

A reportagem valoriza a importância dessa atividade para o desenvolvimento de aptidões como o trabalho em grupo, a liderança e a capacidade de resolver problemas. Explica ainda que foram três meses quebrando a cabeça, para que o professor Renato Aruta conseguisse finalmente montar um escape room à altura da perspicácia dos alunos.

Segundo o professor, a atividade serviu, também, para que alunos e professores conhecessem mais os colegas. “A ideia foi unir características de cada aluno, como liderança, capacidade de resolver problemas”, explica Aruta.

Atividades como os escape rooms se inserem em um contexto de valorização das habilidades socioemocionais, decisivas para a formação dos jovens e o bem-estar na escola, finaliza a narrativa.

Matéria publicada no jornal O Estado de S. Paulo

2019.08.27



Sem Comentários

271 Visualizações

Deixe um comentário :