Colégio Santa Catarina-SP cria o Clube do Livro

Postado por admin

Em uma aula de Redação cotidiana no Colégio Santa Catarina (SP), na qual a professora Luciana apresentou aos alunos um texto em que o autor dizia que o livro impresso iria morrer e que só existiriam os “e-books”, nasceu o Clube do Livro.  Segundo a professora, a partir de um bate-papo sobre livros, começaram a surgir perguntas vindas dos alunos: “O que você acha, prô? O livro impresso vai acabar?” “Prô, você prefere livro de capa dura ou capa normal?” “Páginas brancas ou amarelas?” “Costuma comprar livro em sebo?” “Prô, que tal se nós fizéssemos um clube do livro?”

Percebendo a oportunidade, rapidamente ela respondeu que amou a ideia. Contando com o apoio da área de Tecnologia Educacional (TE), que criou um canal no Teams, divulgou-se a iniciativa em todas as turmas e séries, do 9º ano até a 3ª série do Ensino Médio. E, surpreendentemente, hoje a Casa conta com mais de 30 inscritos e as reuniões semanais têm sido um sucesso.

Certamente, uma das causas para o sucesso dessa ação foi o protagonismo e a autonomia que os alunos tiveram, desde a proposta para a criação, até as sugestões do que iriam discutir a cada semana. É realmente um momento de aproveitamento – da leitura e do contato com o outro -, uma vez que a troca entre os pares é prazerosa e enriquecedora. 

O papel da professora no grupo é apenas de mediação, organizando os turnos de fala, instigando reflexões, com perguntas disparadoras, sugestões de aspectos a serem analisados e encaminhamentos de argumentos, de modo que se desenvolva neles a criticidade e a capacidade de argumentação.

Fotos:

2020.09.22



Sem Comentários

329 Visualizações

Deixe um comentário :