Colégio Santa Catarina (JF) participa pela 3º vez do Parlamento Jovem

Postado por admin

Projeto incentiva a formação política dos estudantes.

Alunos do Colégio Santa Catarina (CSC), de Minas Gerais, Juiz de Fora, participaram, na Câmara Municipal de Juiz de Fora, do lançamento do projeto Parlamento Jovem de Minas 2013. O colégio participa da iniciativa pela terceira vez. A solenidade contou com a presença de alunos, professores e vereadores.

O Parlamento Jovem é realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) desde 2004. Em 2010, o projeto foi estadualizado e, desde então, é realizado em Juiz de Fora, em parceria com a Câmara Municipal, a Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e as escolas participantes, que são escolhidas por sorteio. O objetivo é estimular a formação política de estudantes do Ensino Médio e conduzi-los a um exercício de participação democrática nas questões relevantes da sociedade.

De acordo com a professora da UFJF, Patrícia Rangel, que será responsável por capacitar os monitores que atuarão junto aos estudantes, o Parlamento Jovem é uma oportunidade para que os adolescentes pensem de forma crítica a sociedade em que vivem. “É com projetos como esse que vamos garantir que as futuras gerações não sejam de analfabetos políticos. O Parlamento Jovem é o fortalecimento da democracia e a garantia de um país mais justo e tolerante”, afirmou.

Este ano, o projeto tem como tema central “Cidades Sustentáveis – desafios para as novas gerações”. Nesse contexto, os estudantes terão três subtemas para trabalhar: uso e conservação da água, produção e consumo, e gestão do espaço urbano e rural. “Eu já tinha ouvido falar no projeto e estava curioso para conhecer mais, pois gosto muito de política. A política quer que o estudante participe do processo democrático, mas não nos dá abertura e o Parlamento Jovem é a nossa oportunidade. Já que o jovem é futuro do país, então, legislando, fica mais fácil de contribuir efetivamente para um amanhã melhor”, disse o estudante do CSC, Yuri Duarte Lobo Daniel.

2013.03.27



Sem Comentários

353 Visualizações

Deixe um comentário :