Colégio Santa Catarina é Campeão Mundial de Xadrez Escolar

Postado por admin

O Colégio Santa Catarina de Juiz de Fora é Campeão Mundial de Xadrez Escolar! O troféu, recebido pelo diretor executivo Artur Giovannini e pela coordenadora geral Izabel Loures, foi entregue em dezembro, no encerramento do X Campeonato Internacional, realizado pela primeira vez no Brasil, na cidade de Juiz de Fora. Foram nove dias de competição, que reuniu 500 estudantes, de 7 a 14 anos, de 27 países. E os alunos do CSC fizeram bonito, somando pontos a cada rodada, garantindo ao colégio o título de campeão e ao professor Haroldo Carvalhido o troféu de melhor professor de Xadrez.

No dia seguinte à premiação, no turno da manhã e da tarde, a direção do colégio reuniu todos os alunos no ginásio poliesportivo para apresentar o troféu inédito conquistado. Os estudantes que participaram da competição foram chamados ao centro da quadra para receber os agradecimentos especiais da diretora geral, Irmã Ernestina, e o reconhecimento dos demais alunos e professores em forma de aplausos, Em seguida, os jovens atletas fizeram uma volta olímpica com o troféu.

“Em nome de toda a equipe pedagógica, funcionários, alunos e não só da nossa escola, mas de todos os colégios Santa Catarina do Brasil, eu quero agradecer a Deus, agradecer ao professor Haroldo, a todos os alunos que participaram e agradecer também o apoio dos pais. A todos vocês, os nossos parabéns”, disse Irmã Ernestina.

Logo em seguida, falou o diretor executivo do CSC. “Foi com uma disputa muito acirrada e o colégio recebeu, através dos nossos atletas, esse troféu como a escola de melhor ensino em xadrez do mundo. O mérito é desses atletas que entenderam a proposta, que defenderam esse título e fizeram com que esse troféu ficasse no Brasil, ficasse em Juiz de Fora, especificamente no Colégio Santa Catarina”, destacou Artur Givannini.

O evento foi realizado pela Federação Internacional de Xadrez (Fide) no centro de convenções do Independência Trade Hotel. Ao todo, foram disputadas cinco categorias, no feminino e no masculino. Os dez melhores em cada categoria ganharam medalha e os três melhores, troféu. As três escolas com maior pontuação também receberam troféu. O CSC participou do torneio com 29 alunos e, no somatório geral, alcançou o maior número de pontos, seguido do Colégio Degraus e, em terceiro, a Escola Municipal Gabriel Gonçalves da Silva. Como forma de incentivo à participação de estudantes do país, o brasileiro mais bem colocado em cada categoria também foi premiado.

Além do Brasil, participaram da competição atletas da África Do Sul, Angola, Bolívia, Cazaquistão, Chile, Colômbia, Cuba, Equador, Iêmen, Índia, Indonésia, Inglaterra, Japão, Marrocos, México, Mongólia, Peru, Quirguistão, Romênia, Rússia, Sri Lanka, Turquemenistão, Turquia, Uruguai, Uzbequistão e Venezuela.

2015.01.07



Sem Comentários

640 Visualizações

Deixe um comentário :