Colégio Santa Catarina de SP e GO realizam a 1ª Semana Missionária

Postado por admin

Juntos, o Colégio Santa Catarina de São Paulo e de Petrolina de Goiás realizaram a 1º Semana Missionária. Foram dias intensos nos quais educandos e educadores dos dois colégios puderam ter vivências muito significativas. “Foi altamente experiencial tanto para os alunos quanto para nós, tudo era novo: a cultura, as pessoas, o ambiente, a religiosidade, os ambientes urbanos e rural. Tudo era novo e adentrava por todas as vias do nosso intelecto, do nosso coração e do nosso corpo. Então foi uma experiência completa, porque o cheiro era diferente, as pessoas possuem sotaque diferente do nosso; foi espiritual porque nós rezávamos juntos e víamos a devoção das pessoas”, relata Fernando Martins, diretor executivo do Colégio Santa Catarina de São Paulo.

A Semana Missionária nasceu dentro da perspectiva que o Papa Francisco vem insistindo muito: a de ser uma “Igreja em Saída”, conhecer Jesus, viver sua mensagem, viver o evangelho e testemunhar por meio de ações concretas. De acordo com uma das organizadoras da missão, Simone Lima, coordenadora de Pastoral do Colégio Santa Catarina de São Paulo, poder levar os alunos para um momento de integração com outros, que moram, vivem e participam de uma realidade e cultura diferente, foi enriquecedor. “Certamente a convivência com a comunidade foi um ponto forte. Mas, também poderia destacar nossos alunos sendo protagonistas nas bênçãos das casas, das orações e das atividades lúdicas que realizamos”, conclui.

Gabriel Louzã, aluno da 2ª Série do Ensino Médio de São Paulo, ressalta, “foi incrível e renovador, tanto em nível espiritual quanto cultural. Ao entrarmos em contato com outra realidade, percebemos o quanto ainda temos para aprender e, com isso, inicia-se um processo de reflexão em que se põe em análise, principalmente, questões relacionadas ao respeito e ao trabalho coletivo. Para mim, o melhor da Semana Missionária foi a possibilidade de conhecer e ajudar outras pessoas.

As visitas às famílias envolveram ações para toda a comunidade, com momentos de oração e rodas de conversa. Os missionários realizaram um bazar e toda a renda foi destinada ao Colégio Santa Catarina de Petrolina de Goiás/GO, entidade filantrópica que há 60 anos é referência em educação de excelência na região. “Foi um presente de Deus, pois contemplamos tudo e todos, de crianças a idosos, fazendo da vivência do carisma de Madre Regina um real sentido aos nossos olhos”, conclui Rian Felipe Rodrigues Peres, agente de pastoral do CSC-Goiás e também organizador.

A interação integração dos alunos de São Paulo e Goiás surpreenderam. “Foi enriquecedor, tanto por meio dos alunos quanto também nas casas acolhedoras onde, mais uma vez, Deus olha com carinho para seus filhos. As famílias nos acolheram com amor, carinho e muita solidariedade”, ressalta a diretora pedagógica do Colégio de São Paulo, Edileine Lima Souza.

Confira como foi o encontro:

2019.05.21



Sem Comentários

108 Visualizações

Deixe um comentário :