Cirurgia robótica urológica em evolução no Hospital Santa Isabel

Postado por admin

No dia 13 de setembro, os médicos do Corpo Clínico do Hospital Santa Isabel (SC) realizaram procedimentos de prostatectomia radical com o robô Da Vinci Si. Um dos procedimentos foi realizado por um grupo de médicos da instituição, composto pelos doutores José Carlos Arenhart, Rodrigo Monnerat, John Edney dos Santos, Waldemaro José Ferreira e Daniel Engel Cunha, sob supervisão de professores de São Paulo. Esses médicos estão em processo de credenciamento para realização das cirurgias. A participação destes especialistas em procedimentos robóticos garante o aprendizado e capacitação para obter o certificado de cirurgião robótico.

Essa é a décima cirurgia robótica do grupo, sendo a quinta deles no Hospital Santa Isabel.  De acordo com o Dr. John, especialista em Urologia, “o procedimento propicia uma visão mais ampla e mais precisa, garantindo a rápida recuperação do paciente”.

Este mesmo grupo de médicos é o responsável pelos transplantes renais no Hospital. Segundo o Dr. José Carlos Arenhart, o próximo passo da equipe será trabalhar com a possibilidade de Nefrectomias Robóticas em doadores vivo-relacionados, que poderão ser realizadas no futuro, conforme o planejamento do hospital.

O Dr. Rodrigo Monnerat ressalta a importância do trabalho em equipe e a necessidade de bons resultados operatórios. Para ele, o aumento da demanda eleva a responsabilidade do grupo e, ao mesmo tempo, motiva todos a seguir inovando na especialidade.

2019.09.24



Sem Comentários

143 Visualizações

Deixe um comentário :