Cirurgia inédita de coluna é realizada no Hospital Santa Teresa

Postado por admin

Cerca de 80% da população sofre com dores na coluna, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS). Mas muitos dos que sofrem com as fortes dores temem o diagnóstico e método cirúrgico por acharem complexos e dolorosos. A partir deste ano, os moradores de Petrópolis (RJ),  já não precisam mais se preocupar com o grande trauma de uma cirurgia de coluna.

Já está disponível na cidade a técnica cirúrgica minimamente invasiva para procedimentos da coluna, realizada pela primeira vez  no Hospital Santa Teresa (HST),  pela equipe do médico ortopedista e especialista em coluna Paulo Brum. A XLIF (do inglês Extreme Lateral Interbody Fusion – fusão intersomática por via extremo-lateral) é realizada através de uma incisão (±5 cm) lateral ao corpo do paciente.

De acordo com Dr. Paulo Brum, a nova técnica difere das técnicas tradicionais por ser menos traumática e oferecer alta precoce aos pacientes. Dentro das doenças que podem receber tratamento por este procedimento estão, entre outras, a escoliose, hérnia de disco e a espondilolistese.

Dr. Paulo Brum

“O avanço tecnológico aliado à medicina vem propiciando o desenvolvimento de técnicas minimamente invasivas que visam uma recuperação mais rápida dos pacientes, além de ser menos dolorosa, com risco de infecção reduzido e sem necessidade de transfusão de sangue. O nosso paciente foi embora andando após 48h de realização do procedimento.”, explicou Dr. Paulo Brum.

O diretor executivo do Hospital Santa Teresa, Vinícius Tadeu de Oliveira, parabenizou Paulo Brum pelo sucesso do procedimento, que é o terceiro inédito realizado no Hospital. Em 1982 foi realizada a 1º cirurgia de coluna com instrumentação e em 1983 a primeira cirurgia de escoliose com instrumentação, todas no HST.

“Ficamos lisonjeados em receber Dr. Paulo Brum aqui no Hospital, para realizar mais uma cirurgia inédita no nosso Município. Parabenizamos a toda equipe pelo sucesso do procedimento e estamos abertos para receber outros especialistas que queiram realizar qualquer outro procedimento em nosso Centro Cirúrgico. O Hospital Santa Teresa está muito focado nos avanços da área médica e principalmente na realização de procedimentos inovadores.”, finaliza.

2014.05.08



Sem Comentários

704 Visualizações

Deixe um comentário :