Centro de Convivência está ativo na luta contra HIV/AIDS

Postado por admin

No dia 1º de dezembro é celebrado o Dia Mundial de Luta contra AIDS. Para marcar esta data, o Centro de Convivência e Creche Madre Regina participará ativamente de uma série de movimentos sociais no Ceará, onde está instalado.

No dia 30 de novembro, a entidade participou do III Fórum de Assistência às Pessoas Vivendo com HIV/AIDS promovido pela RNP-CE (Rede de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS do Ceará), em Fortaleza. O evento foi aberto para pessoas vivendo com HIV/Aids, técnicos da área de saúde, assistência social e gestores estaduais e municipais. O evento discutiu os direitos das pessoas portadoras do vírus, a assistência, atendimento nas unidades de saúde e, principalmente, o direito a inserção no mercado de trabalho.

No dia 1º de dezembro, a Prefeitura de Fortaleza organizou uma mobilização na Praça do Ferreira, no qual instituições governamentais e a sociedade civil divulgaram seus trabalhos em stands e passaram informações sobre cuidados e prevenção ao HIV/AIDS. No mesmo local foi oferecido um Teste Rápido de HIV, já que o foco da campanha desse ano é o incentivo ao diagnóstico. O Centro de Convivência esteve na praça, divulgando o trabalho realizado pelo mesmo através de exposição de banners, folders e panfletando informações sobre prevenção e diagnóstico precoce.

Nessa mesma mobilização, o Fórum do Movimento Social de Luta Contra AIDS do Ceará, do qual o Centro de Convivência é membro, fez uma manifestação em protesto à decisão tomada pelo Governo Federal pondo fim às Políticas de Incentivo as ações em HIV/AIDS. A Portaria nº 2313, criada pelo então Ministro da Saúde Barjas Negri, em 2002, garantiu que verbas repassadas pela União aos estados e municípios tivessem destinos bem específicos para o combate do HIV, sendo aplicados em projetos e instituições que atuam no combate e tratamento, como o Centro de Convivência, que é beneficiado pelo Planejamento Anual de Metas municipal e estadual.

2012.12.14



Sem Comentários

293 Visualizações

Deixe um comentário :