Postado por admin
O Centro de Convivência e Creche Madre Regina, gerido pela Associação Congregação de Santa Catarina, realiza um trabalho de responsabilidade social junto aos portadores de HIV atendidos pela instituição. Trata-se de uma oficina de produção de vassouras com o uso de garrafas Pet. O projeto, que teve início em outubro de 2010, conta a participação de 39 portadores, coordenados pela auxiliar operacional Marluce Gomes.
A técnica, aprendida na própria comunidade de Presidente Kennedy, onde a casa está inserida em Fortaleza (CE), produz 1 vassoura a partir de 12 garrafas. As oficinas contam com a participação de 6 pessoas por dia durante um período de 2 a 3 horas, todos os dias da semana. São produzidas cerca de 50 vassouras por semana, que são vendidas a um custo que varia de R$ 4,00 a R$ 6,00, de acordo com o modelo. Todo o recurso arrecadado é distribuído proporcionalmente entre os portadores que produziram o material. A própria comunidade contribui para o projeto doando garrafas para a instituição. Os equipamentos usados em cada etapa da oficina foram doados pela Caritas Arquidiocesana de Fortaleza.
Confira abaixo o fluxo para a produção das vassouras:
Garrafa é transformada em fios.
Fios são agrupados em bonecos.
Madeira é furada ao centro
Fios agrupados são colocados juntos à madeira
Com outra madeira, os fios são presos, por meio de pressão.
Vassouras de todos os tipos podem ser montadas!
2011.07.14
1.008 Visualizações
Acho maravilhosa essas idéia da fabricação de vassouras a partir de garrafas pets.Bom para o planeta,para a entidade e o público em geral
Estou interessada em comprar e utilizar na minha residência essas vassouras.Como faço para pegar o endereço e o telefone?