Centro de Convivência e Creche Madre Regina reciclam garrafas

Postado por admin

O Centro de Convivência e Creche Madre Regina, gerido pela Associação Congregação de Santa Catarina, realiza um trabalho de responsabilidade social junto aos portadores de HIV atendidos pela instituição. Trata-se de uma oficina de produção de vassouras com o uso de garrafas Pet. O projeto, que teve início em outubro de 2010, conta a participação de 39 portadores, coordenados pela auxiliar operacional Marluce Gomes.

A técnica, aprendida na própria comunidade de Presidente Kennedy, onde a casa está inserida em Fortaleza (CE), produz 1 vassoura a partir de 12 garrafas. As oficinas contam com a participação de 6 pessoas por dia durante um período de 2 a 3 horas, todos os dias da semana. São produzidas cerca de 50 vassouras por semana, que são vendidas a um custo que varia de R$ 4,00 a R$ 6,00, de acordo com o modelo. Todo o recurso arrecadado é distribuído proporcionalmente entre os portadores que produziram o material. A própria comunidade contribui para o projeto doando garrafas para a instituição. Os equipamentos usados em cada etapa da oficina foram doados pela Caritas Arquidiocesana de Fortaleza.

Confira abaixo o fluxo para a produção das vassouras:

 

Garrafa é transformada em fios.

 

Fios são agrupados em bonecos.

 

Madeira é furada ao centro

 

Fios agrupados são colocados juntos à madeira

 

Com outra madeira, os fios são presos, por meio de pressão.

 

Vassouras de todos os tipos podem ser montadas!

 

2011.07.14



1 Comentário

925 Visualizações

  1. Verônica Dias disse:

    Acho maravilhosa essas idéia da fabricação de vassouras a partir de garrafas pets.Bom para o planeta,para a entidade e o público em geral
    Estou interessada em comprar e utilizar na minha residência essas vassouras.Como faço para pegar o endereço e o telefone?

Deixe um comentário :