Postado por admin
A Associação Congregação de Santa Catarina assumiu o compromisso de gerir como Organização Social de Saúde o Ceac Sul com o desafio de trazer para as análises clínicas da saúde pública mão de obra qualificada, variedade de exames, evolução tecnológica, agilidade de respostas e capacidade de atender demandas sazonais, como em campanhas de saúde e epidemias. A entidade criou o modelo do Ceac Sul oferecendo este padrão de qualidade, equilibrando os custos dos exames, de acordo com o que o governo se propõe a pagar.
Em 4 anos, o custo unitário do exame caiu cerca de 34%, saindo de R$ 6,82 para R$ 4,49, garantindo equilíbrio da receita e despesa da entidade.
Este resultado só foi possível por conta do investimento em instalações feito em 2009 e pelo uso da mesma plataforma de equipamentos e metodologia de trabalho do setor técnico central dentro das unidades. Além disso, outras ações garantiram a otimização dos custos, como:
• Criação do setor de Gestão e Controle de Qualidade;
• Negociação de insumos a preços razoáveis, sem perder a qualidade técnica dos resultados;
• Renegociação de contratos com prestadores de serviços;
• Campanhas para uso consciente de recursos e
• Capacitação da liderança com foco na eficácia da gestão;
Apesar destes resultados, o Ceac Sul acredita que a redução de custos é um processo e não se encerra neste ponto. A busca de custos cada vez mais acessíveis continua, para ampliar a capacidade de atendimento sem comprometer a qualidade.
2012.02.09
1.400 Visualizações