Casas do RJ promovem ações do “O que importa para você?”

Postado por admin

Com o avanço da pandemia do novo Coronavírus, as ações voltadas ao movimento “O que importa para você?” têm sido diferentes. Mesmo que o internado não esteja com a Covid-19, praticamente todos os hospitais estão restringindo as visitas, como medida de segurança para frear a contaminação. A missão dos colaboradores do Corpo Clínico é amenizar essa situação e poder contribuir, ainda mais, para que o paciente fique feliz e, assim, se recupere de forma mais rápida.

Durante as últimas semanas, assim fizeram os hospitais São José (RJ) e Casa de Saúde São José (RJ). Confira essas lindas histórias:

Hospital São José:

Para reduzir a distância entre o paciente e a família, a equipe de Enfermagem promoveu diversos encontros virtuais, como o entre Amaury Saraiva de Andrade (91 anos) e o filho. “A frieza da tecnologia proporcionou um pouquinho de ‘calor humano’ em meio à solidão da pandemia. Pessoas queridas, beijos, gestos de carinho, sorrisos e até mesmo ver o cachorro da família. Foi muito emocionante para os pacientes e equipes. É ter empatia e compaixão: pergunte, ouça, faça o que importa. Isso é cuidar com amor”, relatou Renata Gomes, Coordenadora de Enfermagem.

Outros pacientes, entre eles, João Pedro Carvalho Gomes e Celso Aires, desfrutaram desses encontros. Além da chamada por vídeo, Walter Machado Ribeiro recebeu um coração de papel repleto de fotos da família, com muitas boas memórias. Mensagens e cartas de conforto também foram distribuídas aos pacientes do Pronto Atendimento e de outros setores de internação, tanto pelas mãos dos colaboradores, quanto nas refeições entregues pelo Serviço de Nutrição e Dietética (SND).

Os pacientes têm retribuído o carinho recebido com mensagens de gratidão. Além disso, as equipes do SND e de Gestão de Pessoas realizaram diversas ações, como almoço especial (com palavras de incentivo nas bandejas de refeição), entrega de cartão com chocolate, cartazes de apoio nas portas dos setores e vídeo em homenagem ao trabalho dos profissionais. “Sabemos da dedicação de cada um nesse momento de pandemia e pensamos em alegrar os dias dos colaboradores, para que saibam o quanto são especiais e necessários para que nossos pacientes saiam daqui melhor do que entraram”, concluiu Monica Oliveira, coordenadora de Gestão de Pessoas.

Casa de Saúde São José:

A Casa preparou uma surpresa para o marido da paciente oncológica Amanda Cristina Farias, de 34 anos. Ela, que é conhecida pelo seu alto astral, não deixou o aniversário de 31 anos do marido Marcio Brum passar em branco e, para isso, contou com o apoio da Hospitalidade e da Nutrição da CSSJ. As áreas promoveram no quarto da paciente um almoço romântico, com um cardápio diferenciado e um cenário com as fotos do casal e dos seus três filhos.

A comemoração movimentou o andar em que Amanda está internada, arrancou suspiros da equipe assistencial e deixou o casal muito feliz. “Ficou tão bonito! Meu marido é tímido, mas ele amou. Fizemos uma chamada de vídeo para os nossos filhos e cantamos ‘Parabéns para Você’ juntos, em família. O almoço estava uma delícia. Vocês não têm noção de como vocês fazem a diferença nesse hospital. Obrigada por tudo”, contou a paciente, agradecida.

Uma das pessoas que ajudaram a concretizar essa ação foi a assistente da Hospitalidade Fatima Nunes. Segundo ela, ao conhecer Amanda, sentiu suas energias se renovarem. “Ela tem um sorriso que emana amor e vontade de viver. Ela merecia esse carinho por contagiar a todos. Fiquei muito grata de participar desse momento e proporcionar essa alegria ao casal”, declarou Fatima.

2020.06.30



Sem Comentários

524 Visualizações

Deixe um comentário :