Casas de Saúde participam do Dia Mundial de Higienização das Mãos

Postado por admin

No dia 5 de maio, as Casas de Saúde da ACSC realizaram uma série de ações para celebrar o Dia Mundial de Higienização das Mãos. Com o intuito de enfatizar a importância e estimular a prática da higienização das mãos, este ano, a Diretoria Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente promoveu, em parceria com a Comunicação Corporativa, a campanha “A Prevenção em suas Mãos”.

As peças da campanha deram destaque aos cinco principais momentos da higienização das mãos no cuidado à saúde:

1. Antes de contato com o paciente
2. Antes da realização de procedimento
3. Após risco de exposição a fluidos corporais
4. Após contato com o paciente
5. Após contato com as áreas próximas ao paciente

As Casas participaram da ação por meio do uso de cartazes e displays lúdicos, e colaboradores da assistência e equipes do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar somaram esforços com as equipes de comunicação locais para promover ações de alerta sobre a importância da higienização das mãos. Algumas fotos das ações (que você vê abaixo) foram compartilhadas pelos colaboradores com a hashtag “MãosLimpasACSC”, criando, desta forma, uma grande corrente em favor do cuidado seguro nas redes sociais.

Em algumas Casas, além da ação proposta pela Administração Corporativa, aconteceram outras atividades. No Hospital Estadual Central (ES), o setor de Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) promoveu uma gincana para os colaboradores das UTIs, onde urnas foram disponibilizadas no setor para a coleta de sugestões de nomes para o mascote que representa a higienização das mãos. O nome ganhador foi Bob Espuma e os colaboradores que receberam uma cesta de café da manhã como prêmio pela participação foram a Enfermeira Elicia Braun Kaffler Holz e o Técnico de Enfermagem Marcos Antonio Bergamini.

Já no Hospital Santa Catarina (SP) aconteceu – e se estenderá até o fim do mês – , uma exposição de fotos chamada de ‘Mãos limpas, mãos que salvam’. As fotos estão no Boulevard da Casa e são assinadas pelo fotógrafo Victor Daguano. Elas mostram diferentes profissionais em ação que remetem ao cuidado limpo e seguro em momentos importantes dos procedimentos, como no centro cirúrgico, salas de reabilitação e exames, durante os atendimentos e visitas no ambulatório e internação, entre outras situações-chave da rotina de um hospital. O Hospital realizará, também, um concurso interno de fotografia com os colaboradores. As melhores serão selecionadas para a campanha ‘paredes falantes’, que promove a implantação de lembretes sobre a importância da higiene correta das mãos nas paredes do Hospital. Por fim, os colaboradores e visitantes de todas as áreas assinarão também o ‘Livro de Compromisso da Higiene de Mãos’. A ideia é reforçar a preocupação do profissional com o hábito de sempre higienizar as mãos.

O Dia Mundial de Higienização das Mãos é uma iniciativa da Organização Mundial de Saúde – OMS. Com o tema “Veja suas mãos: higiene das mãos contribui para o cuidado cirúrgico seguro”, a campanha deste ano da OMS destacou a importância da higienização das mãos em toda a prática cirúrgica e no pós-operatório, como forma de garantir a segurança desse perfil de paciente.

2016.05.12



Sem Comentários

749 Visualizações

Deixe um comentário :