Casas de Saúde da ACSC realizam ações focadas na felicidade do paciente

Postado por admin

Enfrentar uma internação não é uma tarefa fácil e, muitas vezes, o apoio emocional e o cuidado humanizado são alternativas para que os pacientes passem por essa fase de uma forma mais confortável. As equipes das Casas de Saúde da ACSC trabalham, diariamente, para que o atendimento seja focado no bem-estar, visando minimizar o máximo possível do desconforto de estar entre as quatro paredes de um hospital.

Pensado justamente para promover o acolhimento e o cuidado com o paciente, a ACSC apoia o movimento “O que importa para você?”, que estimula o atendimento humanizado, aprimorando o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. Nesse início de ano, o Hospital Santa Teresa (RJ), a Casa de Saúde São José (RJ) e o Hospital Santa Isabel (SC) já possuem relatos de belas ações praticadas por lá.

Hospital Santa Teresa (RJ)

A equipe da Maternidade do HST amparou uma mãe que deu à luz de forma precoce. O pequeno Noah, com apenas sete meses e meio de gestação, resolveu nascer e, então, os colaboradores se mobilizaram para realizar um chá de bebê. No último dia 18, Cláudia foi surpreendida por sua obstetra e toda a equipe de Enfermagem da unidade com dezenas de fraldas e produtos de higiene para o Noah. “Ganhar essas coisas sem estar esperando é bom demais, só tenho a agradecer a toda equipe”, respondeu a mamãe que, devido à perda do líquido amniótico, começou a ter o parto induzido.

Hospital Santa Isabel (SC)

O paciente Conrad completou 52 anos com uma festa de aniversário especial: os profissionais de saúde do HSI, que trabalham na Unidade Nossa Senhora das Graças, fizeram uma festa de aniversário surpresa para ele, com direto à bolo, balões e uma canção especial do grupo Musicagem. O paciente está internado desde o dia 23 de janeiro para o tratamento da doença de Chron, já realizou mais de dez cirurgias e foi para a UTI duas vezes nesse período. Durante a festa de aniversário, um presente especial foi dado por Conrad à equipe Multidisciplinar e de Enfermagem: foi a primeira vez durante a internação que viram o paciente sorrir.

Casa de Saúde São José (RJ)

Aproveitando o Carnaval, a época mais animada do ano, o bloco da CSSJ saiu pelos quartos e corredores do hospital ao som do Samba do MAE (Modelo Assistencial de Enfermagem) para proporcionar momentos de alegria e descontração aos pacientes internados e seus familiares. A equipe da CSSJ levou uma mensagem de esperança para quem vai passar o Carnaval internado e fez os pacientes, dentro de suas possibilidades, brincarem com a folia.

“Se os nossos pacientes, por motivos de força maior, não puderam ir à Sapucaí, nós levamos a Sapucaí até eles. Quisemos mostrar que eles não estão sozinhos, que eles podem contar conosco para tudo e que não é porque eles estão internados, que o Carnaval precisa ser triste. E foi fantástico vê-los sorrindo e animados. Um gesto tão pequeno que fez muita diferença na vida desses pacientes e familiares”, contou a supervisora de Enfermagem Ana Carolina Leal, coordenadora do grupo Elevando a Experiência do Paciente.

2020.02.21



Sem Comentários

152 Visualizações

Deixe um comentário :