Casas de Educação da ACSC participam de treinamento online

Postado por admin

A equipe de Segurança do Trabalho, a área Corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente e o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar da ACSC se uniram para tornar a retomada das aulas presenciais nas Casas de Educação o mais segura possível. Com isso, foi promovido um treinamento on-line para três grupos, com datas e dinâmicas diferentes.

“Vivemos um momento muito singular no ambiente de Educação. A pandemia exigirá de nós um outro tipo de conhecimento e atitudes para a volta às aulas presenciais. Tem sido especialmente importante contar com a equipe de RH e com a área de Saúde da ACSC. O plano de retorno às aulas, produzido a muitas mãos, adaptou cuidados de saúde ao contexto da escola e isso tem sido fundamental para garantir a segurança dos estudantes, de suas famílias e de nossos educadores. Ações de treinamento técnico e comunicação interna foram diferenciais poderosos para preparar nossos Colégios e creches para voltar às aulas com segurança e muita saúde”, detalha Paulo Aquino, diretor corporativo das Casas de Educação.

O grupo Pedagógico do Ensino Fundamental e Médio foi o primeiro a participar da ação. De 18 a 30 de junho, eles receberam aulas on-line e ao vivo, conduzidas por enfermeiros especialistas. Depois foi a vez do grupo do Administrativo, Apoio e Limpeza, que, entre os dias 26/06 e 03/07, receberam as instruções por meio de um vídeo gravado pela enfermeira Erika Mello, da área de Educação Continuada do Hospital Santa Catarina (SP). Por fim, de 1º a 10 de julho, o grupo Pedagógico do Ensino Infantil e Creches também tiveram acesso às aulas on-line e ao vivo, conduzidas, também, por enfermeiros especialistas.

Toda essa iniciativa teve como partida um protocolo desenvolvido exclusivamente para atender a demanda da área da Educação da ACSC, com orientações de prevenção e manejo à Covid-19. O objetivo principal é proteger todos os alunos, familiares, colaboradores e parceiros, com o fortalecimento das medidas de proteção para um retorno às atividades escolares de forma segura.

“Os treinamentos estão alinhados com a nossa missão de acolher e cuidar do ser humano durante todo o ciclo da vida. Nossos colaboradores tiveram acesso às recomendações e medidas adotadas na prevenção da COVID-19, orientações que nos trarão segurança quando retomarmos as aulas presenciais”, comenta Tatiana de Lima Santos, Especialista de Recursos Humanos, dedicada à área de Educação.

O treinamento iniciou com a explanação sobre a origem do novo coronavírus, passando por aspectos importantes, como formas de contaminação, grupos de risco e exemplos de proteção, como o uso de máscaras, higienização das mãos e distanciamento seguro. Também foi trabalhado o tema responsabilidade social, onde todos irão desempenhar os papéis de Orientador, Exemplo e Guardião, para a sustentação da aplicabilidade do plano.

“Estamos vivendo um momento ímpar em nossas vidas, que solicita, de cada um de nós, cuidado e proteção. Conhecer para proteger foi a nossa diretriz quando elaboramos esse treinamento. Com a colaboração das áreas de Qualidade e Segurança do Paciente e Segurança do Trabalho, pudemos oferecer aos nossos colaboradores informações embasadas cientificamente, que apoiarão condutas seguras para um retorno às aulas presenciais”, explica José Eduardo Cardoso de Souza, Coordenador Corporativo de Desenvolvimento Humano.

“Foi um momento para fortalecer e engajar toda a equipe, informando e esclarecendo dúvidas importantes que nos apoiarão para o retorno das aulas presenciais. Nessa fase de tantas incertezas, uma coisa é certa: queremos que toda a comunidade educativa se sinta segura e protegida quando esse dia chegar”, ressaltou a diretora da Escola Santa Catarina (ES), Rosiele Kelly Corteletti Vulpi.

Confira um dos vídeos do treinamento:

Fotos do treinamento na Escola Santa Catarina (ES):

2020.07.21



Sem Comentários

501 Visualizações

Deixe um comentário :