Casas da ACSC se engajam na campanha “O que importa para você?”

Postado por admin

Nos últimos meses, diversas Casas de Saúde da ACSC se engajaram na campanha “O que importa para você?”, um movimento difundido pela organização escocesa Healthcare Improvement Scotland, conhecido internacionalmente como “What Matters to you?”.

Essa é uma ação que tem como propósito estimular conversas mais significativas entre profissionais de saúde e pacientes, criando assim, um elo de compaixão e empatia entre eles. O objetivo dessa campanha é atender de forma humanizada e aprimorar o cuidado de saúde e assistência social, com base no que realmente importa para o paciente. Conheça algumas ações realizadas pelas Casas da ACSC:

No Hospital Santa Teresa (RJ), cerca de 40 ações foram atendidas e registradas através de vídeos e fotos, entre os dias 22 de maio e 6 de junho. Um dos momentos mais emocionantes ficou por conta da paciente Gláucia, de 39 anos. Internada há 21 dias por anemia falciforme, ela manifestou o desejo de “matar as saudades” do pai, que também estava internado no mesmo hospital. Depois, foi sentir o vento em seu rosto. Levada para o heliponto do HST, Gláucia realizou seu desejo e ainda cantou louvores juntamente com a equipe da Pastoral da Saúde.

Após visitar alguns pacientes em suas residências, os membros do grupo de Humanização do AME Itapevi (SP) se mobilizaram, em conjunto com o Hospital Amparo Maternal (SP), e arrecadaram doações para o enxoval do bebê da paciente Sra. Aldicleide Garcia.

O Polo de Atenção Intensiva em Saúde Mental da Zona Norte (SP) dividiu a ação em dois momentos. Para os pacientes, a Casa incluiu em suas atividades atendimentos multiprofissionais individuais e em grupo, realizados por assistentes sociais, enfermeiras, psicólogos, técnicos de enfermagem e terapeutas ocupacionais, com o própósito de ouvir dos pacientes o que importava para eles.

Para os colaboradores, o PAI ZN disponibilizou fichas para que eles preenchessem com aquilo que importa para cada um. Todos os depoimentos afixados no mural foram transcritos e serão encaminhados à gerência e diretoria para análise.

O Hospital Amparo Maternal (SP), realizou no dia 5 de junho, uma oração especial, reunindo colaboradores, mães e seus bebês. Em seguida, a equipe da campanha visitou todos os quartos da maternidade para entregar uma lembrança e perguntar às mães e seus acompanhantes o que mais importava a eles naquele dia.

Já no Hospital São José (RJ), a iniciativa envolveu profissionais de enfermagem e do corpo administrativo, que tiveram como desafio atender ao que importa para 51 pacientes. Assisti à missa, comemorar o aniversário ou ouvir uma música, foram alguns dos pedidos feitos pelos pacientes internados.

Para saber mais detalhes sobre as ações realizadas pelas Casas, leia as matérias publicadas nessa mesma edição do Congregar.

 

2017.06.27



Sem Comentários

455 Visualizações

Deixe um comentário :