Casas da ACSC realizam ações em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente

Postado por admin

Instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência sobre o Meio Ambiente Humano, em Estocolmo, o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado em 5 de junho, tem por objetivo conscientizar a sociedade sobre a importância da preservação dos recursos naturais, chamando a todos a responsabilidade de sermos agentes de mudança, apoiando formas de desenvolvimento justo e sustentável. As Casas da ACSC não ficaram de fora das comemorações e realizaram diversas ações para celebrar:

A Creche São José do Itamarati (RJ) adotou o projeto “Lixo é sinônimo de desperdício”, com o objetivo de conscientizar as crianças e suas famílias sobre o processo de reciclagem do lixo inorgânico, visando à preservação do meio ambiente e o interesse da criança na construção de brinquedos com sucatas. Para isso, reforçaram a ideia dos três “R”s: reduzir, reutilizar e reciclar.

No Hospital Santa Isabel (SC), a conscientização sobre a preservação do meio ambiente é algo constante. Desde 2007, o HSI investe em um projeto chamado “Consumo Consciente”, que tem o objetivo de reduzir os custos hospitalares por meio de medidas para evitar desperdícios, e utiliza estratégias capazes de redirecionar os colaboradores a pensar de forma consciente. Durante todo o ano são realizadas ações, palestras e o HSI propõe, na prática, medidas que respeitam o meio ambiente.

O Hospital Santa Catarina (SP) realizou uma semana inteira com ações e palestras sobre a data com temas variados, como, por exemplo, descarte de resíduos hospitalares e coleta seletiva. Além disso, os colaboradores participaram de uma oficina onde aprenderam a plantar mudas nativas.

A OS-Santa Catarina (SP), em parceria com SUVIS Capela do Socorro, montou uma tenda ambiental e participou da 11ª edição do Abraço Guarapiranga, uma manifestação de respeito e carinho da população com as fontes de água de São Paulo e, também, um ato de cidadania pela preservação dos mananciais. Todos os participantes reuniram-se em torno da represa Guarapiranga, num abraço que demonstrou a importância da união na valorização do meio ambiente.

A Comissão de Sustentabilidade do AME Itapevi (SP) realizou um evento interno para seus colaboradores com as oficinas “Como cultivar hortaliças e temperos na sua casa”, “Reaproveitamento de sobras de cascas de frutas” e uma palestra com o tema “Alternativas para limpeza doméstica”. Além disso, os colaboradores aprenderam a reaproveitar as cascas das frutas em uma oficina realizada pela nutricionista da Casa, Natália Silva.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) realizou diversas atividades, entre elas, a exposição de um painel ilustrativo do sistema de reaproveitamento de água, distribuição de mudas com plantas frutíferas, além da mostra de uma vitrine de resíduos e visita dos colaboradores à Estação de Tratamento dos Efluentes (ETE) do HNSC.

O Hospital de Traumatologia e Ortopedia Dona Lindu (RJ) realizou, em parceria com a Secretaria Municipal do Ambiente e Agricultura de Paraíba do Sul, a entrega de mudas nativas da Mata Atlântica para os colaboradores.

É importante lembrar que a questão da degradação ambiental é complexa e coloca em risco a existência dos recursos naturais e, consequentemente, toda a vida futura do planeta. O desenvolvimento sustentável é o único caminho existente para a preservação do meio ambiente e das condições de vida necessárias à sobrevivência das gerações futuras no planeta.

Faça das ações sustentáveis um hábito e pratique-as todos os dias!

2016.06.20



Sem Comentários

664 Visualizações

Deixe um comentário :