Casas da ACSC promovem campanha de vacinação contra a gripe H1N1

Postado por admin

Neste ano, o Ministério da Saúde antecipou o início da campanha de vacinação contra gripe para profissionais da saúde, idosos, gestantes e crianças, em virtude do aumento do número de casos de H1N1. Segundo boletim divulgado pela Pasta, até o dia 9 de abril, o Brasil contabilizava 1.012 pessoas infectadas pelo H1N1 e 153 óbitos decorrentes de complicações provocadas por esse subtipo de vírus influenza.

As Casas de Saúde da ACSC também anteciparam a campanha de vacinação aos colaboradores. Em parceria com a Vigilância Epidemiológica de Itapevi, o AME Itapevi (SP) realizou, entre os dias 04 e 08 de abril, a vacinação dos colaboradores da Casa. Parte da equipe de enfermagem foi disponibilizada para realizar a imunização dos 189 colaboradores e terceiros que aderiram à campanha.

O Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) iniciou a campanha no dia 25 de abril e estenderá até o dia 29. Entretanto, os colaboradores que não conseguirem se vacinar neste período poderão procurar – munidos de seu crachá – os postos de saúde no dia 30, data em que será realizado o Dia “D” da vacinação. O Hospital Santa Catarina (SP) e a Administração Corporativa realizaram a campanha entre os dias 6 e 13 de abril.

A gripe H1N1 consiste em uma doença causada por uma mutação do vírus da gripe. Também conhecida como gripe Influenza tipo A ou gripe suína, ela se tornou conhecida quando afetou grande parte da população mundial entre 2009 e 2010. Os sintomas da gripe H1N1 são bem parecidos com os da gripe comum e a transmissão também ocorre da mesma forma, ou seja, por meio das secreções das vias respiratórias de uma pessoa contaminada ao espirrar, ao tossir ou ao falar, ou por meio de contato com superfícies recentemente contaminadas por secreções respiratórias de um indivíduo infectado.

Além da vacinação, a adoção de algumas medidas contribui para a prevenção contra a Influenza:

– Higienize as mãos frequentemente, principalmente antes de consumir algum alimento;

– Utilize lenço descartável para higiene nasal;

– Cubra nariz e boca quando espirrar ou tossir;

– Evite tocar mucosas de olhos, nariz e boca;

– Higienize as mãos após tossir ou espirrar;

– Não compartilhe objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;

– Mantenha os ambientes bem ventilados;

– Evite contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe.

2016.04.27



Sem Comentários

400 Visualizações

Deixe um comentário :