Casas da ACSC promovem ações em celebração ao Outubro Rosa

Postado por admin

Durante o mês de outubro, as Casas da ACSC participaram da campanha corporativa em celebração ao Outubro Rosa. As ações têm o objetivo de fortalecer as recomendações sobre a realização de exames periódicos para a prevenção de doenças relacionadas à mulher, em todo o ciclo da vida, tais como: câncer de mama, câncer de colo de útero e osteoporose, bem como arrecadar lenços, que serão doados para as pacientes em tratamento oncológico pelo SUS, no Hospital São José (RJ) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC). Durante o período, as Casas promoveram palestras, ações de conscientização e entrega de brindes.
O Dia Mundial de prevenção ao Câncer de Mama (19/10), foi comemorado pelos colaboradores das Casas, que participaram da ação “Venha de Rosa”, vestiram uma peça ou acessório rosa e abraçaram a causa. Confira as fotos da ação nas Casas da ACSC:

Administração Corporativa (SP)

Os colaboradores da Administração Corporativa trabalharam de rosa como forma de reforçar a conscientização sobre o Dia Mundial de Combate ao Câncer de Mama e o movimento do Outubro Rosa. Na ocasião, as colaboradoras receberam um brinde da área de Gestão de Pessoas, que integra uma campanha sobre a importância da realização de exames preventivos e cuidados com a saúde.

Hospital São José – Tijucas (SC)
No dia 19 de outubro, o Hospital São José – Tijucas (SC), em parceria com as voluntárias da Rede Feminina de combate ao câncer de mama, promoveu uma palestra, no Auditório, para a conscientização dos colaboradores sobre a importância da prevenção do câncer e a realização de exames periódicos. Na ocasião, as colaboradoras do hospital receberam um brinde da área de Gestão de Pessoas.

AME Itapevi (SP)
Para demonstrar apoio a causa, a CIPA (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes) do AME Itapevi (SP) realizou a entrega de laços cor de rosa aos colaboradores para utilizarem durante o mês. No dia 19 de outubro, os colaboradores usaram uma peça ou acessório rosa em apoio ao Dia Mundial de Prevenção ao Câncer de Mama. Para contribuir com este movimento, a Comissão de Humanização em conjunto com a CIPA, realizou uma ação voltada para os colaboradores, pacientes e acompanhantes presentes na unidade. A ação consistiu em transmitir um vídeo de conscientização, sobre a história de uma jovem de 24 anos, chamada Mariana que, ao realizar o autoexame, constatou a presença de nódulos nos seios e, ao passar em consulta médica, foi comprovado o câncer de mama. Desacreditada pelos médicos devido à gravidade do quadro, Mariana persistiu e com muita força e luta, conseguiu vencer o câncer, e hoje, conta sua história de vida e superação para todos. O vídeo foi transmitido por todo ambulatório.
Contribuindo com a campanha, em parceria com a Gerência Corporativa de Gestão de Pessoas, foi disponibilizado um “varal” ao lado da copa de colaboradores para que os mesmos contribuíssem com a campanha de arrecadação de lenços, os quais serão doados às pacientes em tratamento oncológico pelo SUS, no Hospital São José (RJ) e no Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC).

Colégio e Creche Santa Catarina (RJ) e Creche São José do Itamarati (RJ)
Colaboradores e alunos do Colégio e Creche Santa Catarina (RJ) participaram da campanha Outubro Rosa, doando lenços e vestindo rosa no dia 19 de outubro. No colégio, as instrutoras do curso de costura produziram lenços, que foram vendidos no bazar da escola e doados para a campanha. Os colaboradores se engajaram na campanha comprando os lenços no bazar e fazendo a doação na caixa coletora, que foi disponibilizada para todos na entrada do colégio. A comunidade abraçou a ideia e também participou da campanha.

Colégio Santa Catarina (GO)
O Colégio Santa Catarina (GO) lançou a campanha corporativa de arrecadação de lenços para pacientes que enfrentam o câncer de mama. Foram arrecadados mais de 40 lenços e serão entregues às pacientes em tratamento oncológico pelo SUS, no Hospital São José (RJ) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC).

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ)
A Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ), realizou duas rodas de encontro voltadas à campanha do Outubro Rosa, chamadas de “Prosa Cor de Rosa”. Os eventos trataram de assuntos relacionados a saúde da mulher e principalmente da prevenção do câncer de mama. O primeiro deles teve o tema “Cuide-se Agora e Sempre” e foi realizado na área de convivência, com a participação de aproximadamente 30 colaboradores. Na oportunidade, o oncologista do CTO (Centro de Terapia Oncológica) Três Rios, Júlio Vieira Melo abordou assuntos sobre as formas de detecção e prevenção do câncer de mama.
Com o tema “Cuidando com Excelência da sua Alimentação”, os convidados assistiram a palestra da nutricionista Eliane Pimentel da Silva, que ressaltou a importância de uma alimentação adequada e a prática de atividade física, considerado fatores essenciais para prevenir o retorno da doença e o desenvolvimento de outro tipo de câncer. Ao final dos encontros, os convidados participaram de um sorteio de camisas e assistiram depoimentos de pessoas que conseguiram vencer a doença. Como foi o caso da mãe da colaboradora Cláudia Campos Vardiero, supervisora da Gestão de Pessoas do hospital. “Quanto mais ela acreditava no tratamento e se olhava com amor, mais leve se tornava esse enfrentamento. Ela resolveu que já não queria tentar usar perucas, e assumiu a beleza dos lenços. Cada dia, era um dia a menos de tratamento e um dia mais de vida…até a cura!”, contou Cláudia.

Hospital São Luiz (MT)
Em comemoração ao Outubro Rosa, o Hospital São Luiz (MT), em parceria com a entidade Cáceres Mama, ofertou aos colaboradores uma palestra intitulada “Câncer de mama: prevenção e informação é a melhor arma nessa luta! ”, ministrada pela médica mastologista, Joizeanne Pires, e o professor de educação física, Mayski Miranda. Durante o evento, foram abordados os seguintes assuntos: anatomia da mama, autoexame da mama, sinais e sintomas de anormalidades e a importância do exercício físico no tratamento do câncer. A palestra reuniu 89 colaboradores e a ação foi finalizada com o depoimento de três pacientes que venceram o câncer.

Hospital Santa Teresa (RJ)
A campanha Outubro Rosa no setor de Hemodiálise do Hospital Santa Teresa (RJ) contou com o apoio da APPO, Associação Petropolitana dos Pacientes Oncológicos e teve decoração temática, lanche especial e até cantor para animar os pacientes. Na oportunidade, com uma abordagem rápida e sutil, os profissionais do setor destacaram sobre a importância da realização de exames periódicos na prevenção do câncer.

Hospital Estadual Central (ES)
Para atrair os olhares de quem passa, o HEC instalou um varal em um local de grande circulação de colaboradores, para que sejam pendurados lenços novos ou usados, desde que em bom estado de conservação. O acessório é muito utilizado pelas mulheres durante o tratamento quimioterápico, contribuindo para o resgate da autoestima das pacientes. Desde o primeiro dia de campanha, as pessoas estão se mobilizando para doar. A nutricionista clínica, Luciana Vassallo, trouxe oito lenços e pendurou no varal. “Minha mãe sempre me ensinou a fazer doações. Quando comentei sobre a campanha, ela me entregou alguns e pediu que eu trouxesse para o hospital, já que eles seriam muito mais úteis para outra pessoa. Juntei os meus e os dela para doar e espero que eles possam fazer essas mulheres se sentirem ainda mais bonitas”, concluiu.
As tradicionais sextas-feiras de outubro também ficaram cor de rosa, isso porque os colaboradores aderiram à campanha e vestiram a camisa rosa, apoiando essa bonita e importante causa. As colaboradoras do hospital também receberam um brinde.

Hospital São José (RJ)
A ação “Venha de Rosa” ocorreu no Hospital São José (RJ) no dia 19 de outubro, em celebração ao Outubro Rosa. Os colaboradores utilizaram peças na cor da atividade, mostrando em diversos setores, como Recepção e Enfermagem, que o HSJ está engajado na campanha. Além disso, as mulheres da Instituição foram prestigiadas pela equipe de Gestão de Pessoas, recebendo brindes ao longo do dia.

2018.10.29



Sem Comentários

254 Visualizações

Deixe um comentário :