Casas da ACSC estão na lista da ANS de hospitais de qualidade

Postado por admin

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) divulgou no final de março a lista de hospitais que atendem critérios de qualidade definidos pela agência para aferir o padrão de assistência prestada à população. É a primeira vez que a ANS disponibiliza informações sobre atributos dos prestadores, oferecendo subsídios para que os pacientes possam acompanhar e avaliar os serviços. Os dados mostram o desempenho dos estabelecimentos segundo três indicadores: acreditação, índice de readmissão hospitalar e segurança do paciente.

A Casa de Saúde São José (RJ) e o Hospital Santa Catarina (SP) figuram na lista nacional de prestadores com certificação máxima de qualidade emitida por instituições acreditadoras de serviços de saúde. A acreditação é um procedimento de verificação externa dos recursos institucionais e dos processos adotados pelas instituições e mede a qualidade da assistência através de um conjunto de padrões previamente estabelecidos. Seu caráter voluntário pressupõe que apenas as instituições realmente interessadas na melhoria da qualidade dos seus serviços se habilitem para a avaliação.

Na relação que avalia a taxa de readmissão hospitalar estão o Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti (SC) e Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC). A lista contempla os estabelecimentos que atenderam às exigências da ANS com relação ao índice de reinternação em até 30 dias da última alta. Este indicador mede a capacidade progressiva do prestador em ajudar as pessoas a se recuperarem de forma tão eficaz quanto possível e é frequentemente utilizado como parâmetro para a qualidade assistencial.

Já na lista de hospitais com Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) cadastrados na ANVISA (Agencia Nacional de Vigilância Sanitária) estão o Hospital São José (RJ), Hospital Santa Catarina (SP), Hospital Regional de Cáceres (MT), Casa de Saúde São José (RJ), Hospital São José e Maternidade Chiquinha Gallotti (SC) e Hospital Santa Isabel (SC). O NSP objetiva estimular a melhoria contínua dos processos de cuidado e do uso seguro de tecnologias da saúde, a disseminação sistemática da cultura de segurança, a articulação e a integração dos processos de gestão de risco e a garantia das boas práticas de funcionamento do serviço de saúde.

“A qualidade é prioritária para a ANS e esta classificação dos hospitais traz transparência e segurança para o sistema de saúde”, destaca a diretora de Desenvolvimento Setorial da ANS, Martha Oliveira.

A diretora corporativa de Qualidade e Segurança do Paciente, Dra. Camila Sardenberg, afirma que os resultados conquistados pelos hospitais presentes na lista da ANS são resultado de uma longa caminhada. “A ANS já vem, há alguns anos, desenvolvendo critérios para monitorar a qualidade dos prestadores. Agora estes critérios serão utilizados para estabelecer reajustes nos contratos com as operadoras em situações específicas. Este é um passo importante para o desenvolvimento de um novo modelo de remuneração para o setor, baseado em valor para o paciente”, explica.

2016.04.12



Sem Comentários

583 Visualizações

Deixe um comentário :