Casas da ACSC celebram o Dia da Criança

Postado por admin

No último dia 12 foi comemorado em todo o Brasil o Dia da Criança. Onde quer que estejam, todas elas merecem ter um dia animado para que lembrar como é bom ser criança. Pensando na felicidade dos pequenos nesse dia tão especial, algumas Casas da ACSC prepararam ações como visita de palhaços, festa com direito a guloseima, entrega de certificado de coragem e até visita a uma fábrica de chocolate. Ações como essas visam amenizar o desconforto da rotina de uma hospitalização.

Confira o que foi realizado em cada Casa:

Hospital São José-Tijucas (SC)

Durante o mês, todos os pequenos que precisarem fazer raio-X, ultrassom, endoscopia, colonoscopia, tomografia, angiotomografia e densitometria óssea receberão doces, balões e desenhos de colorir para amenizar o tempo dentro da sala de exame. Ao final do procedimento, as crianças ganham um “certificado de coragem”, que faz alusão a um super-herói dos filmes e diz, por exemplo, que o paciente “enfrentou a temida máquina de raio-X e venceu a batalha com bravura”.

Segundo a coordenadora de Atendimento do Hospital, Daniela de Campos, o próprio ambiente hospitalar já pode causar medo nos pequenos. Por isso, a ação se estende também para crianças que utilizam os consultórios de especialidade e as atendidas no setor de Emergência. “A equipe também foi orientada a seguir distribuindo desenhos e certificados, e acendendo as luzes coloridas sempre que crianças forem realizar os exames, mesmo após o fim de outubro”, afirma.

Hospital Santa Teresa (RJ)

No HST, a Comissão de Humanização do Hospital realizou uma verdadeira festa na Brinquedoteca do setor. Teve bolo, refrigerante, pipoca, cachorro quente e a presença de super-heróis, ações que levaram alegria não só às crianças, mas aos pais também. “O objetivo da comissão é proporcionar alguns instantes de alegria e diversão para as crianças e seus familiares, tentamos amenizar o desconforto da rotina diária que a hospitalização proporciona”, explica Vanessa Medina, assistente social do Hospital e líder da Comissão.

Hospital Estadual Central (ES)

Um grupo de palhaços foi chamado especialmente para alegrar o dia dos pacientes, acompanhantes e colaboradores. Ninguém passava despercebido e a diversão foi geral. Entre os palhaços, estava a técnica de enfermagem da Vascular Giselle Santos, que afirma se sentir muito recompensada por esse trabalho. “É muito gratificante ver a alegria no rosto deles. Doamos um pouco do nosso tempo, mas quem mais ganha somos nós, que conseguimos proporcionar um momento de alegria e descontração para que eles esqueçam que estão dentro do hospital”.

E o HEC também proporcionou uma ação muito legal para os filhos dos colaboradores. Para celebrar, eles tiveram a oportunidade de conhecer a fábrica de chocolates Garoto, em Vila Velha. Na fábrica, as crianças viram de perto o processo de produção dos chocolates e conheceram um pouco da história da empresa. A visita durou aproximadamente duas horas e deixou os pequenos com brilho nos olhos e empolgados com a experiência. Wallison Pereira Martins, de 11 anos, ficou encantado com o que viu. “Achei muito legal. Nunca tinha visitado uma fábrica antes e achei muito interessante o processo de produção, vi coisas que nem imaginava”, comentou.

Hospital Santa Catarina (SP)

Na última semana, os pacientes da Pediatria e do Pronto Atendimento Pediátrico puderam aproveitar momentos de muita diversão. Atividades como teatro de fantoches, interação com personagens famosos de desenhos animados e pintura facial alegraram os pequenos e também seus familiares. Todos os dias, um grupo de colaboradores percorreu os corredores, levando alegria através da música, como parte do projeto Cantar e Curar. Eles passaram também por unidades de pacientes adultos para espalhar a magia das músicas infantis.

2019.10.22



Sem Comentários

266 Visualizações

Deixe um comentário :