Casas da ACSC capacitam colaboradores sobre o Coronavírus

Postado por admin

Como já abordamos aqui no Congregar, as Casas de Saúde da ACSC estão capacitando suas equipes e tomando todos os cuidados para melhor atender os pacientes que se enquadrem como casos suspeitos do novo Coronavírus, desde o momento da triagem, coleta de amostras e notificação aos órgãos competentes. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), para que se concretize uma suspeita, é preciso que o paciente tenha sintomas de infecção respiratória, como febre, tosse e desconforto respiratório, associados ao histórico de viagem para a área com transmissão local ou contato com casos suspeitos nos 14 dias anteriores ao aparecimento dos sinais.

Além dos hospitais Santa Isabel (SC), Santa Catarina (SP) e Casa de Saúde São José (RJ), recentemente, os hospitais Santa Teresa (RJ), São José (RJ) e de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ) também acionaram as equipes de Controle de Infecções (CCIH) para atuarem com orientação e capacitação de seus colaboradores.

Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição (RJ):

Voluntários da Pastoral da Saúde do HCNSC receberam informações sobre o Coronavírus (COVID-19). Ministrada pelos enfermeiros Felipe Álvaro da Silveira e Camila Marques Ribas de Oliveira, o objetivo foi esclarecer e tirar as dúvidas sobre o novo vírus, os sintomas, a prevenção e os cuidados que devem ser tomados nesse momento de alerta mundial.

De acordo com o enfermeiro do SCIH do HC, Felipe Silveira, foram passadas informações e medidas básicas de higiene para evitar o contágio da doença. “Lavar as mãos com água e sabão, evitar tocar olhos, nariz e boca sem que as mãos estejam limpas. Se estiver doente, evitar contato físico com outras pessoas, ficar em casa até melhorar, evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados etc.”, afirmou Felipe.

Hospital Santa Teresa (RJ):

Foram realizados treinamentos para os colaboradores durante os dias 4, 5, 9 e 10 de março. A técnica de Enfermagem Aline Goulart e a enfermeira, Janaína Pires, explicaram todo o preparo da Casa para atender aos pacientes com suspeita do Covid-19, desde a chegada do paciente até o atendimento, insumos utilizados, recomendações e obrigações tanto dos profissionais da enfermagem quanto de todas as outras áreas.

“Foi um momento onde se levantou algumas possibilidades e diferentes realidades vivenciadas em diversos setores, o que deixou evidente que é uma situação nova, que se modifica o tempo todo e por este motivo não há um processo pronto e sim em construção”, avalia Gisa Castro, assistente financeira do HST.

Hospital São José (RJ):

Nos dias 3 e 4 de março, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) reuniu colaboradores e terceiros para falar sobre o Coronavírus. Na pauta, formas de prevenir o contágio, procedimentos que devem ser adotados quando há suspeita, tratamento e outros assuntos foram repassados aos participantes.

Além das informações repassadas, Simone Amorin, supervisora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, simulou como os colaboradores devem usar os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) ao ter contato com pacientes com suspeita ou com a doença confirmada. Também explicou como a Vigilância Epidemiológica deve ser acionada, entre outros esclarecimentos.

2020.03.10



Sem Comentários

192 Visualizações

Deixe um comentário :