Casas da ACSC promovem ações pelo Dia Mundial de Higiene das Mãos

Postado por admin

O dia 5 de maio foi definido pela Organização Mundial de Saúde como o Dia Mundial de Higiene das Mãos. O objetivo é promover ações que reforcem e incentivem os serviços de saúde sobre a importância da higienização das mãos para a prevenção de doenças e redução de infecções. Para isso, as Casas da ACSC promoveram ações. Este ano, a campanha da ACSC teve como foco principal “A Responsabilidade em Minhas Mãos”, conceito desenvolvido pela equipe de Comunicação e SCIH do Hospital Santa Catarina (SP), em conjunto com as áreas corporativas de Comunicação e Saúde, Medicina e Segurança do Paciente. Veja abaixo as principais ações realizadas pelas Casas:

AME Itapevi (SP):

  •  Realizou a campanha “A Responsabilidade em Minhas Mãos” promovida pela ACSC.
  • As coordenadoras do evento, andaram por todo o ambulatório ensinando aos colaboradores os 9 passos de higienização das mãos.

Hospital Amparo Maternal (SP):

  • Promoveu uma campanha no refeitório, testando a sujidade e ensinando aos colaboradores as técnicas para a higienização correta das mãos. E cada participante recebeu uma amostra de álcool em gel.

CRI Norte (SP):

  • Desenvolveu uma atividade lúdico-educativa com o uso de luz negra em Câmara fechada. Assim, os participantes, após a aplicação do gel alcoólico, verificavam os locais em que a higienização das mãos não tinha sido feita de forma correta. Na sequência, a enfermeira repetia o passo a passo correto.

Hospital Estadual Central (ES):

  • Apresentou uma abordagem criativa sobre o tema: a enfermeira Terezinha Lopes de fantasiou de bactéria e percorreu as UTIs orientando e divertindo os colaboradores.

Hospital Madre Regina Protmann (ES):

  • Inovou com uma paródia e um teatro. No dia 17 de maio foi apresentada uma dança pelos membros do CIPA com o tema “A bactéria é terrorista”. E no dia 18 de maio, apresentaram um teatro com o tema “O homem garanhão se deu mal”, onde expôs a vida de um homem galanteador e mulherengo, por se descuidar apresentou quadro de infecção, vindo a falecer por complicações.

Hospital Santa Teresa (RJ):

  • Com álcool em gel, a equipe do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar percorreu o Hospital conscientizando os colaboradores da importância da higiene das mãos. A equipe ainda utilizou plaquinhas bem humoradas para os colaboradores tirarem fotos.
  • No almoço, o papel bandeja continha informações sobre a campanha.

OS-Santa Catarina:

  • Realizou dinâmicas em grupo para tratar sobre o tema de forma bem-humorada.

 Casa de Saúde São José (RJ):

  •  A equipe de SCIH realizou algumas atividades para os colaboradores durante os dias 7 e 8 de maio. A equipe esteve no Espaço Ponto interagindo com os colaboradores, com um jogo de perguntas e respostas sobre higiene das mãos. Além disso, o grupo orientou os colaboradores sobre o tema e a forma correta de higienizar as mãos.

 Hospital Santa Isabel (SC):

  • O Hospital aderiu à Campanha da ACSC – Corporativa de Saúde, Medicina e Segurança do Paciente: “A responsabilidade em minhas mãos” e todos as áreas do HSI participaram da ação.

 Hospital Santa Catarina (SP):

  • O HSC ressaltou na campanha a pergunta ‘Qual a sua responsabilidade em prevenção de infecções?’. E, para reforçar as ações de prevenção de infecções, produziu um vídeo com profissionais do Hospital, que foi dividido em pílulas, divulgadas ao longo da semana. Acesse os links abaixo e assista:

Pílula 1

http://www.hospitalsantacatarina.org.br/Documents/Campanha_higienedemaos1.mp4

Pílula 2

http://www.hospitalsantacatarina.org.br/Documents/Campanha_higienedemaos2.mp4

Pílula 3

http://www.hospitalsantacatarina.org.br/Documents/Campanha_higienedemaos3.mp4

2018.05.29



Sem Comentários

447 Visualizações

Deixe um comentário :