Casa de Saúde São José oferece curso de orientação às gestantes

Postado por admin

Parto normal ou cesariana? O que deve ser levado para a maternidade? Quais os principais cuidados que o recém-nascido necessita?  Para esclarecer as principais dúvidas em relação à gravidez, ao parto e aos primeiros meses do bebê, a Casa de Saúde São José, hospital administrado pela Associação Congregação de Santa Catarina – que possui uma das mais tradicionais maternidades do Rio de Janeiro – está oferecendo mensalmente o curso de orientação às gestantes e casais grávidos.

“Queremos diminuir a ansiedade dos futuros pais, especialmente aqueles que estão tendo filhos pela primeira vez. Por isto, o programa abrange desde as mudanças físicas e psicológicas que acontecem na gestação, a evolução do feto e vai até os sintomas que indicam o início do trabalho de parto, as técnicas de aleitamento, as informações sobre os testes da orelhinha e do pezinho e sobre a cartela de vacinação”, explica a gerente de Enfermagem Ivonete Costa.

O curso é composto por uma equipe multidisciplinar que inclui obstetras, psicólogas, nutricionistas, fisioterapeutas e enfermeiras obstetras e é coordenado pelo Grupo de Incentivo ao Aleitamento Materno (GIAM), sob a supervisão da Gerência de Enfermagem.  Com duração média de nove horas, o programa é dividido em dois dias, sempre durante um final de semana por mês, para oferecer mais conforto às gestantes, que não devem ficar em uma mesma posição por muito tempo. As atividades são teóricas e práticas, encerrando com uma visita às instalações da Maternidade e do Berçário.

Mamãe de primeira viagem, Sara El Homsi, elogiou a iniciativa do hospital: “Sempre ficamos inseguras, especialmente na primeira gravidez, e o curso esclareceu todas as minhas dúvidas. Saí muito mais tranquila e confiante em relação ao final da gravidez e aos primeiros cuidados com o bebê”, elogia a gestante.

A próxima edição do curso será em julho. Os casais ou futuras mamães que quiserem participar podem fazer as pré-inscrições pelo site da São José . O investimento é de R$ 250 por casal. Para os funcionários da São José, o curso é oferecido gratuitamente.

SE VOCÊ TEM DÚVIDAS EM RELAÇÃO À GRAVIDEZ, DEIXE UM COMENTÁRIO AQUI EM NOSSO BLOG. UM DE NOSSOS MÉDICOS RESPONDERÁ NA SEMANA QUE VEM.

 

2011.07.11



2 Comentários

734 Visualizações

  1. Elaine Moura disse:

    Os cursos para gestantes são iniciativas muito interessantes, porque além de informativos são interativos. No Hospital de Clínicas Nossa Senhora da Conceição realizamos o curso para gestantes semestralmente, com foco voltado para a comunidade carente do município de Três Rios e região. Os resultados são excelentes. Parabéns à CSSJ pelo projeto. Precisamos multiplicar essa prática.

  2. viviane targino disse:

    Gostaria de que mês será o próximo curso?

Deixe um comentário :