Cardiologista da CSSJ treina equipe do Hospital Estadual Central

Postado por admin

O Hospital Estadual Central (ES) recebeu um visitante especial no último dia 11. O médico cardiologista Gustavo Gouvêa, da Casa de Saúde São José (RJ), hospital referência na especialidade, veio até Vitória para realizar um treinamento de suporte básico de vida (BLS) voltado para enfermeiros, fisioterapeutas e técnicos de enfermagem.

O convite para ministrar o treinamento surgiu após o sucesso da campanha “Amigos pelo Coração”, que foi idealizada pelo médico. Nela, é ensinado o passo a passo para realização da massagem cardíaca ao som da música “Meus bons amigos”, do Barão Vermelho, além de contar com depoimentos de pessoas que foram salvas ou salvaram vidas através da técnica.

Para a capacitação no HEC, a metodologia foi adaptada. “O treinamento foi um pouco diferente do tradicional, que é voltado para leigos. Aqui, nós adaptamos para profissionais da área de saúde. Foi muito proveitoso e todos puderam praticar, que é a maior dificuldade que as pessoas têm. Eles treinaram em bonecos que simulam pessoas. Nossa característica é sermos práticos para que as pessoas possam, efetivamente, treinar a massagem cardíaca”, explicou Gustavo.

A enfermeira Drielly Ribeiro adorou a experiência. “Essa foi uma oportunidade de aperfeiçoamento da técnica. Muitas vezes surgem algumas inseguranças no momento da intercorrência e o treinamento serviu para sanar essas dúvidas. Fico feliz em trabalhar em uma Instituição que proporciona isso para nós, colaboradores”, comentou.

O técnico de enfermagem Cláudio Nascimento dos Santos também agradeceu pela oportunidade: “Foi um grande aprendizado, espero que aconteçam outros treinamentos como esse. É uma técnica que a gente pode utilizar em casa, na rua, ou em qualquer outro lugar, e com ela podemos salvar vidas. A dinâmica foi ótima”.

Campanha “Amigos pelo Coração” A campanha da Casa de Saúde São José tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da massagem cardíaca e, consequentemente, salvar vidas. Para chamar a atenção do público leigo e facilitar o aprendizado da técnica de massagem cardíaca, a campanha ganhou um parceiro de peso, a banda Barão Vermelho, que regravou o hit “Meus bons amigos” especialmente para o projeto. A canção tem o ritmo adequado (100 bpm) para garantir a taxa correta de compressões durante o procedimento, que deve ser entre 100 e 120 por minuto. Com a música na cabeça, o socorrista tem mais chances de realizá-la de forma correta e eficaz. Outra grande parceira foi a atriz Giovanna Antonelli, que deu voz ao projeto através da locução dos vídeos.

Fotos do encontro:

2019.01.22



Sem Comentários

133 Visualizações

Deixe um comentário :