Capítulo elege o Governo Geral da Congregação das Irmãs de Santa Catarina

Postado por admin

O Capítulo Geral é uma assembleia representativa de toda a Congregação. Expressa a participação de todas as Irmãs na vida e na missão, bem como sua corresponsabilidade frente às inúmeras obras em atividade no mundo inteiro. O Capítulo exerce a autoridade suprema, é convocado e presidido pela Irmã Superiora Geral e acontece a cada seis anos. Tem como finalidade refletir, discernir e orientar as comunidades das Irmãs e todas as obras que vivem do Carisma da Congregação.

De 25 de agosto a 19 de setembro aconteceu o 39º Capitulo Geral das Irmãs de Santa Catarina de Alexandria, V.M., na sede internacional nas proximidades de Roma, em Grottaferrata. Participaram 32 Irmãs provenientes de vários países onde a Congregação instalou uma Jurisdição territorial. No Capítulo deste ano, abriu-se uma exceção para a participação de um colaborador das obras da Congregação. Assim, o colaborador Klésio Hamada, da Coordenação Corporativa de Pastoral e Espiritualidade da ACSC, participou na qualidade de convidado especial para atuar em diferentes frentes de trabalho.

As Irmãs presentes foram eleitas nas Jurisdições e representavam a inteira Congregação, que hoje se estende pela Itália, Alemanha, Polônia, Lituânia, Brasil, Haiti, Togo, Benin, República dos Camarões e Filipinas. Em todos esses países, a vida das Irmãs deu origem a inúmeras obras no campo da saúde, educação e assistência social. Da Jurisdição com sede em Petrópolis, RJ, estavam presentes: Irmã Maria da Penha Fiorido, atual Coordenadora Provincial, e as Irmãs Marcilene Scheffer, Nazaré Bauer Schaffer e Andréia Lopes Dall Col.

Por ser o órgão de máxima autoridade da Congregação, foram tratados vários temas. Desde aqueles que se referem às comunidades de vida das irmãs, como a vivência do Carisma, o apostolado no mundo e os desafios da vida religiosa consagrada num mundo que vive uma mudança de época, aos temas ligados ao acompanhamento humano e espiritual dos inúmeros colaboradores, a diversidade de riqueza dos talentos dos colaboradores e também os desafios de levar para frente todas as obras num contexto político-econômico-social desafiador.

Nesse contexto, após ter claro o horizonte, com seus desafios, possibilidades e linhas norteadoras, foi eleita a Superiora Geral, Irmã Ivone Westr, do RS, Brasil; a Vice, Irmã Mary Lembo, do Togo; e mais quatro Irmãs como Conselheiras: duas brasileiras, as Irmãs Maria Clair Werner, Novo Hamburgo, RS, e Marcilene Scheffer, Petrópolis, RJ; e Marietta Olczyk, da Polônia, e Constance Bode, da Alemanha.

Essa equipe de seis irmãs compõem o Governo Geral. A Uma equipe que trabalhará animando, promovendo, integrando e discernindo cada comunidade e cada obra da inteira Congregação, sempre com o espírito de serviço, escuta e comunhão fraterna, para que o Carisma da fundadora, Madre Regina, continue oferecendo sua espiritualidade e suas ações concretas à Igreja e à humanidade.

Um momento especial que sigilou o 39º Capítulo Geral foi a participação na Audiência Geral, na Praça de São Pedro, com o Papa Francisco. Após as palavras de partilha do Papa, que relatou os momentos mais significativos de sua viagem ao Madagascar, Moçambique e Maurício, e de sua bênção apostólica, ele se dirigiu ao grupo Capitular, dialogou, saudou a Superiora Geral que concluía seus trabalhos e a recém-eleita Superiora, depois, se colocou para uma foto de grupo. A presença do Papa Francisco é sempre a de um pastor próximo, simples, acolhedor e, ao mesmo tempo, da autoridade da Igreja que confirma na fé e na missão, que demostra sua paternidade e seu afeto.

Texto: Ir. Penha e Klésio Hamada

Confira algumas fotos:

2019.10.08



1 Comentário

123 Visualizações

  1. Daniel Silbernagel disse:

    Louvado seja Deus o Sumo e Eterno Bem pelo êxito do 39°Capítulo da ACSC e pelos frutos que o novo governo colherá nos próximos seis anos de serviço e doação. O Conselho tem um grande poder que lhe foi investido pelo Espírito Santo que é o poder do serviço de lavar os pés dos mais necessitados, assim como o fez nossa mãe Madre Regina e continuam a fazer nos dias atuais as Irmãs da Congregação e todos os colaboradores que a cada dia, ajudam a perpetuar o legado de ser o Evangelho vivo na vida de tantos doentes, pobres e desprovidos quase que de tudo, como nossos irmãos do Haiti. Rezemos por nossas irmãs que ajudarão a ACSC nesses próximos seis anos desafiadores e de muita doação como Deus quer. Paz e Bem. Daniel Silbernagel hospital Santa Teresa Petrópolis – RJ.

Deixe um comentário :