Campeonato Mundial de Xadrez

Postado por admin

Pela primeira vez, desde que foi criado, o Campeonato Internacional de Xadrez Escolar será sediado no Brasil, e o melhor, em Juiz de Fora. Uma oportunidade única para os alunos do Colégio Santa Catarina (CSC) participarem de uma competição desse nível. “Nós não teremos gastos com passagem, hospedagem e alimentação, apenas com a inscrição, sendo que ainda temos grande chance de sermos campeões por escola, no somatório geral de pontos, se houver uma boa adesão de alunos participantes”, afirma Haroldo Carvalhido, professor de xadrez do CSC.

De acordo com Haroldo – que é idealizador da Liga X, considerada a maior liga de xadrez do Brasil, com um conjunto de oito etapas ao longo do ano – estudantes de vários países já se inscreveram no mundial, como Inglaterra, Peru, África do Sul e Índia, além de alunos de diversas regiões brasileiras. A competição é organizada pela Federação Internacional de Xadrez (FIDE), que conta com 185 países filiados. “O objetivo da organização é fortalecer a prática do esporte no país e estimular a inclusão do aprendizado do xadrez nas escolas”, ressalta o professor.

O Mundial de Xadrez Escolar será realizado entre os dias 26 de novembro e 4 de dezembro, num hotel ao lado do Shopping Independência. O torneio é dividido em sete categorias, de acordo com a idade, feminino e masculino. A expectativa para este ano é bater o recorde de participantes, com mil alunos inscritos, 400 deles estrangeiros, vindos de 40 distintas nações. O período de inscrição vai até 2 de outubro. O valor é R$ 280, que pode ser pago em duas parcelas. Podem participar atletas de 6 a 17 anos. Os vencedores em cada categoria irão receber o título de Campeão Mundial Escolar FIDE e de Candidato a Mestre Federação Mundial de Xadrez. Para outras informações, acesse o site www.ligax.com.br.

O CSC tem dois alunos de destaque na modalidade: Enzo Emanuel Victor Fontes e Luca Pimenta Cardoso, ambos do 6º ano do Ensino Fundamental I. Eles foram, respectivamente, campeão e 5º colocado do Campeonato Brasileiro de Xadrez, realizado ano passado, em Catanduva, interior de São Paulo.
Ensino de Xadrez no CSC

O CSC oferece a seus alunos, a partir dos seis anos de idade, uma escolinha de xadrez, como atividade extracurricular. Além disso, todos os alunos da 6ª série têm aulas de xadrez uma vez por semana, dentro da grade escolar. De acordo com Haroldo, o xadrez tem forte contribuição para o desenvolvimento intelectual e rendimento escolar do aluno. “O desempenho individual é comprovado cientificamente por deixar a criança mais concentrada e socialmente mais tranquila. Cognitivamente ela exercita o pensamento lógico e sua interpretação textual por causa da concentração. Com o xadrez, o aluno aprende a processar com clareza mais informações ao mesmo tempo e toma decisões mais pensadas e menos impulsivas. Sem contar com sua capacidade de resolver problemas sem se estressar, achando sempre uma solução”.

2014.09.23



Sem Comentários

662 Visualizações

Deixe um comentário :