Campanha Outubro Rosa arrecada 2.024 lenços para pacientes com câncer

Postado por admin

Com o propósito de melhorar a autoestima de mulheres em tratamento contra o câncer, no mês de outubro, a ACSC realizou uma grande ação solidária para arrecadação de lenços, destinados às pacientes da Oncologia, atendidas pelo SUS, nos hospitais São José (RJ) e Nossa Senhora da Conceição (SC). Intitulada “Doe Lenços #compartilheamor”, a campanha de Outubro Rosa, promovida pela Gerência Corporativa de Gestão de Pessoas, mobilizou colaboradores de todas as Casas da ACSC e arrecadou 2.024 lenços.

O propósito do lenço foi impactar positivamente a autoestima das mulheres que enfrentam o tratamento contra o câncer e, como consequência da medicação, muitas vezes, perdem seus cabelos. O lenço se tornou um acessório prático, moderno, que pode ser combinado com roupas e acessórios, e que contribui para o resgate da vaidade e bem-estar das pacientes.

 

Entrega no Hospital São José (RJ)

A equipe de Gestão de Pessoas do HSJ, junto à diretora executiva, Cristina Heringer, realizou a entrega dos 940 itens arrecadados por diversas Casas ao Ambulatório de Oncologia. “Com esse gesto podemos ajudar às pacientes a terem momentos mais alegres e coloridos. Agradeço a todas as Casas que contribuíram com a ação, fundamental para que nosso trabalho humanizado com os pacientes oncológicos seja ainda mais forte”, disse.

“Achei a iniciativa muito boa e fico feliz em ser contemplada. Os lenços são necessários nessa fase do tratamento e nos auxiliam bastante”, comentou a paciente Rosimar Macedo Zedendo, que participou da entrega das doações.

Segundo Alexandra Gallindo, supervisora de Enfermagem do Ambulatório de Oncologia, os lenços serão entregues durante a rotina do tratamento. “Sempre quando recebemos novas pacientes, realizamos a consulta de Enfermagem, momento em que os acolhemos e passamos orientações para tranquilizá-los sobre a quimioterapia. Na ocasião, entregaremos os lenços àquelas que identificarmos que terão queda de cabelo”, explicou.

 

Entrega no Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC)

Os 1.084 lenços arrecadados no HNSC, Casa da ACSC localizada em Tubarão (SC), foram higienizados e disponibilizados para as pacientes em tratamento oncológico, juntamente com um recado escrito pelo doador. No HNSC, duas colaboradoras enfrentam a doença e receberam os presentes. Adriana Aparecida Dácio já finalizou o tratamento e adotou o lenço desde o início das quimioterapias. Para ela, o acessório aumentou a sua autoestima e o amor próprio.

“Hoje em dia, podemos utilizar os lenços de várias formas, combinando com roupas e acessórios. Ficamos muito felizes”, revela.

Elizabete Alves, por sua vez, está realizando o tratamento e aprovou a ideia da ACSC. “Me acho bonita e me sinto bem usando o lenço. A ACSC teve uma ótima iniciativa através desta campanha”, comenta.

A enfermeira coordenadora da Unidade Oncológica do Hospital, Eloisa Lucia Acorsi, enfatiza a importância das Casas da ACSC se unirem. “Dentro deste contexto de solidariedade, quem ganha é a paciente. É uma forma de surpreendê-la e acolhê-la em um momento tão difícil”, explica.

2018.11.26



Sem Comentários

217 Visualizações

Deixe um comentário :