Campanha de Fraternidade: alunos plantam mudas e “abraçam” o Rio Paraibuna

Postado por admin

Um grupo de alunos do Ensino Médio representou o Colégio Santa Catarina (JF) em um abraço simbólico em torno do Rio Paraibuna. O evento foi promovido pela Arquidiocese de Juiz de Fora, no dia 26 de fevereiro, e contou com a participação de estudantes de várias escolas, políticos, empresários e comerciantes.

A iniciativa contempla a Campanha da Fraternidade deste ano, cujo tema é o saneamento básico. Durante a caminhada da paróquia de Santa Teresinha até o rio, o público presente cantou e rezou. Nas margens do rio, os estudantes participaram do plantio de mudas de árvores e jogaram sal (que foi abençoado pelo padre Everaldo Borges) no leito do Paraibuna. Sal porque é considerado o sal da terra, conforme uma passagem do Evangelho de São Mateus. Significa os católicos devem ser tempero, acrescentar sabor. E não ser insípidos, sem sabor. O fato de jogar sal no rio é para mostrar a importância da água, que ela tem valor, é um bem de Deus e deve ser preservada e cuidada.

A Igreja está incentivando e trabalhando em favor da despoluição do rio, que é de grande importância para a região. “Esse gesto representa nosso compromisso público diante de uma questão importante para o Brasil neste momento, sobretudo em relação ao surto de dengue. Representa nossa preocupação com a vida, o meio ambiente, o saneamento básico. Nossa caminhada não é apenas ir até o rio Paraibuna para abraçá-lo. Queremos conscientizar as pessoas de que o cuidado com o meio ambiente é uma função do Estado, mas também da sociedade”, explica o Padre Everaldo.

2016.03.03



Sem Comentários

545 Visualizações

Deixe um comentário :