Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016

Postado por admin

Com o tema “Casa Comum, nossa responsabilidade”, a Campanha da Fraternidade Ecumênica 2016 foi lançada no dia 10 de fevereiro. Promovida pela CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil em parceria com o CONIC – Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil, a campanha deste ano foca o saneamento básico, apontando para uma ecologia integral e não meramente ambiental. O objetivo é assegurar o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e mobilizar a sociedade em prol de políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa “Casa Comum”.

De forma a disseminar a campanha entre todas as Casas da ACSC, a Coordenação Corporativa de Comunicação e Espiritualidade desenvolveu um material com sugestões para reflexões e propostas de estudo para a Quaresma e a Páscoa, bem como uma campanha interna, com peças de divulgação destinadas a impactar os colaboradores da Instituição.

Ao estimular processos de diálogo para a reflexão crítica dos modelos de desenvolvimento que orientam a política e a economia, a Campanha da Fraternidade 2016 encontra ressonância com a Encíclica “Laudato Sí: sobre o cuidado da Casa Comum”, do Papa Francisco, que clama para que assumamos o desafio de proteger a Casa Comum unindo-nos por um desenvolvimento sustentável e integral. “Não se pode falar de ecologia ambiental sem se falar de ecologia humana, de economia, de justiça social, de ética… Todas as coisas e seres do mundo como realidades inter-relacionadas, formando um grande todo”, afirma o Papa.

A campanha incentiva o consumo responsável, a eliminação do desperdício de água e alimentos, e cobra do poder público a execução do Plano de Saneamento Básico. Mais do que isso, entretanto, a iniciativa da igreja chama todas as pessoas à responsabilidade de tratar os recursos naturais com consciência, afinal, todos nós temos a responsabilidade de cuidarmos do espaço onde habitamos, de não jogar lixo nas ruas, zelar pelos bens e espaços coletivos.

O que você pode fazer na prática?

– Exija que o tema saneamento básico se torne prioridade nos estados e municípios;

– Assuma responsabilidades com o espaço onde você habita;

– Separe o lixo e evite gerar lixo, sempre que possível;

– Reutilize a água e canalize a água da chuva;

– Sempre que possível, recicle e aja sempre na possibilidade de reutilizar;

– Organize em sua família, comunidade ou igreja, durante o período de Quaresma, “Um Dia Sem Consumo e Desperdício”. Doe o que não for consumido nesse dia;

– Participe da “Coleta Ecumênica Nacional da Solidariedade no Domingo de Ramos”, no dia 20 de março, ou no dia determinado por sua igreja. Com estes recursos serão apoiadas iniciativas de grupos, associações e outras organizações que desenvolvam ações afins com o tema da Campanha da Fraternidade.

2016.02.15



Sem Comentários

692 Visualizações

Deixe um comentário :