Cadernos decorados são entregues a colaboradores e pacientes no HNSC

Postado por admin

Na última semana, voluntárias da Ação Cadernos Fraternos, que integram a Organização Humanitária Fraternidade Sem Fronteiras, estiveram no Hospital Nossa Senhora da Conceição (SC) fazendo a doação de 150 cadernos decorados para pacientes e colaboradores. Com capas coloridas e cheias de significados, feitas de tecido ou de um papel resistente e revestido por plástico, a doação dos cadernos veio como forma de agradecimento aos profissionais que estão na linha de frente da covid-19, em todos os setores. Alguns também foram dedicados aos pacientes, para que eles usem como diário ou cadernos para expressarem seus sentimentos.

Segundo a Coordenadora do Polo da ação de Santa Catarina, Deize Regina Rocha, que participou da entrega, a escrita tem várias funções, podendo também ser uma forma de comunicação consigo mesmo, proporcionando reflexão e expressão das emoções. “O caderno, neste caso, se apresenta não com a função pedagógica no sentido de companheiro na jornada escolar, mas como um parceiro de vida para dividir as alegrias, as expectativas, as decepções e as esperanças”, ressalta. “A criadora deste projeto, Ana Lucia Caetano, tem uma frase que diz: “A gente desconhece o poder transformador de um simples caderno”. E é isso que a Ação Cadernos Fraternos tem feito para muita gente, para quem faz e para quem recebe”.

O objetivo da ação, que iniciou em 2015, é confeccionar capas para os cadernos das crianças na África e no Brasil, que possuem poucas condições para estudarem ou comprarem materiais escolares, além de levar alegria para os pequenos acolhidos. Depois, com a pandemia, as capas que seriam enviadas para Moçambique, na África, ficaram com a distribuição prejudicada. “Assim, o projeto decidiu distribuir os cadernos em entidades das suas regiões”, explica.

Os cadernos são comprados no país de destino. Por isso, os voluntários, além do trabalho artesanal das capas, ainda enviam uma quantia em dinheiro (R$5,50 para cada capa) para comprar os cadernos e ajudar no transporte das capas até as aldeias ou Centro de Acolhimento. No Brasil, a Ação Cadernos Fraternos tem polos em Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Pernambuco e Minas Gerais. O Polo Santa Catarina engloba os três estados do Sul. E os cadernos entregues no Hospital foram confeccionados por voluntários destes três estados.

Uma nova edição da Ação iniciará em 15/09/2020. Quem quiser ajudar, pode entrar em contato pelo WhatsApp (48) 9640-7918 ou para o email: cadernosfraternos@fraternidadesemfronteiras.org.br

Fotos da entrega:

2020.09.01



Sem Comentários

413 Visualizações

Deixe um comentário :