“Bom em tudo, bom no estudo”: projeto do CSC-JF incentiva hábito do estudo

Postado por admin

A equipe pedagógica do Colégio Santa Catarina (JF) retomou, no fim de fevereiro, um projeto criado há oito anos que ajuda as crianças do Ensino Fundamental I no desenvolvimento do hábito do estudo. O “Bom em tudo, bom no estudo”, como é chamado, é um trabalho permanente do colégio com o objetivo de ajudar os alunos a construir hábitos saudáveis, inclusive o hábito de estudar.

Serão quatro encontros em cada turma, todos no primeiro semestre. No primeiro, as educadoras levaram para as crianças uma noção mais concreta do que é construir bons hábitos. Para tanto, elas fizeram uma associação com a semente de feijão e mostraram o processo de germinação do feijão, após depositar um caroço em um algodão com água.

As educadoras que participam do projeto utilizam roupas amarelas, pois querem fazer uma associação com o semáforo. “Eles sabem que quando o sinal está amarelo é sinal de atenção, de alerta. Por isso decidimos trabalhar com a cor, pois conseguimos assimilar com algo que eles vivenciam”, conta Anna Paula, psicóloga do CSC-JF.

Segundo a educadora Maria Aparecida Grossi Moreira, a Dodó, o projeto trabalha muito a questão da responsabilidade atrelada à capacidade de se fazer escolhas e suas consequências. “Mostramos ao aluno que, se ele escolher fazer o dever e estudar, a consequência disso vai ser ele obter boas notas, ser um bom aluno”, explica.

As crianças aprendem que é gratificante passar de uma série para a outra, mas que essa conquista está vinculada a uma responsabilidade ainda maior, que tem relação com a busca pela autonomia, o aumento da responsabilidade, iniciativa para fazer as coisas, saber se comportar em sala de aula, fazer-se entendido e ouvido.

2016.03.03



Sem Comentários

416 Visualizações

Deixe um comentário :