Blumenau é a Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos e HSI é referência

Postado por admin

O Serviço de Transplantes realizado no Hospital Santa Isabel (SC) inspirou a proposição de um projeto que reconhece Blumenau como a Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos. A proposição é de autoria do deputado Ricardo Alba, e o título de Capital Estadual dos Transplantes de Órgãos reconhece o trabalho de instituições e profissionais da medicina de Blumenau. Segundo Ricardo Alba, “o título deve propiciar ao município mais visibilidade e respeito em Brasília, junto aos órgãos federais da saúde, podendo até mesmo facilitar investimentos internacionais na área para a cidade”. O reconhecimento foi aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina na tarde desta quarta-feira, dia 21.

Estatísticas de transplantes do Santa Isabel

O Serviço de Transplante do Hospital Santa Isabel realizou seu primeiro procedimento em 1980, com um rim. O órgão é destaque na instituição até hoje, com 1447 transplantes realizados. Só em 2019, até o mês de julho, foram 71 procedimentos do tipo. O HSI foi o hospital que realizou o maior número de transplantes de fígado em 2016. Em 2017, foi eleito o melhor Hospital Transplantador de Santa Catarina. Em 2018, ficou entre os cinco hospitais que obtiveram os melhores resultados na doação de órgãos no estado.

Complexo Hospitalar de Transplantes

Este ano, a Direção da ACSC – Hospital Santa Isabel revelou o interesse em construir um Complexo Hospitalar exclusivo para o Serviço de Transplantes de Órgãos. O projeto, liderado pela Deputada Federal Carmen Zanotto, foi apresentado ao Deputado Estadual Ricardo Alba, Deputado Federal Fabio Schiochet e ao Secretário de Desenvolvimento Econômico e Sustentável e Turismo Lucas Esmeraldino. O projeto tem previsão de conclusão de cinco anos a partir da data de início.

2019.08.27



Sem Comentários

138 Visualizações

Deixe um comentário :